Associação de Usuários e Familiares: dispositivo de promoção da saúde.
Maio sempre é um mês intenso na saúde mental.
Nas atividades desenvolvidas pela AFAB (Associação de Familiares, Amigos e Bipolares) não foi diferente.
Dia 7 aconteceu o tradicional encontro da primeira quarta-feira de cada mês, o grupo terapêutico, no campus da UFSM.
Dia 13 participamos do XVIII Fórum Regional de Saúde Mental do Vale do Rio Pardo, em Gramado Xavier, numa comitiva de 25 participantes, dentre usuários, familiares, técnicos, estudantes e agentes comunitários de saúde.
Dia 18 houve a comemoração do Dia Nacional da Luta Anti-manicomial na Praça Saldanha Marinho, em Santa Maria, seguida de uma caminhada pelo centro da cidade.
Dia 19 fizemos uma roda de conversa de avaliação da viagem ao Fórum e apresentação do histórico deste movimento da vizinha região do Vale do Rio
Pardo.
Dia 21 de maio transcorreu a eleição da nova diretoria da AFAB. A votação foi antecedida de um resgate histórico da Associação, além do balanço de atividades desenvolvidas e prestação de contas da gestão que se encerrava.
Dia 27, à convite do Conselho Regional de Psicologia, a AFAB participou de duas rodas de conversa no evento Saúde Mental e suas (In)visibilidade, promovido pelo CRP seccional Santa Maria. “Os Sentidos da Reforma Psiquiátrica” foram refletidos numa roda de usuários e posteriormente pelos profissionais.
Dia 28 de maio a AFAB completou 17 anos de existência.
E pra terminar o mês com chave de ouro, três componentes da diretoria da AFAB, representando os segmentos dos usuários, familiares e técnicos, respectivamente, participaram do XI Encontro Nacional de Usuários e Familiares do Movimento Nacional da Luta Anti-manicomial em Niterói (RJ). Está agendada para dia 16/6 as 14:00hs a devolução dos participantes, com relatos do evento aos demais sócios da AFAB. A atividade é aberta a qualquer interessado e ocorrerá na Sala Multimídia da Biblioteca Central do campus da UFSM.
Em anexo algumas fotos dessas “andanças”.