Trabalho e Redes de Saúde
Imagem: https://ulbra-to.br/encena/
Neste tema, quando falamos em comunidade ampliada, ressaltamos a importância da participação social, digo, do cidadão, no processo de construção dos interesses coletivos. Porém, é importante ressaltar, que o exercício dessa cidadania não deve permanecer somente no foco da reflexão, pois, idéias, desprovidas de ação, são inócuas e portanto, sem tanto poder transformador. Diante deste pensamento, sugiro que as formas de comunidade ampliada, ( CTH, GTH, entre outros grupos que existem à favor dos interesses sociais e coletivos), não esqueçam que tudo começa pela articulação das redes e que as redes no processo coletivo, precisam existir, para que se possa "tecer" e viabilizar a resolutividade. Como falar em Resolutividade, sem considerar os princípios da Integralidade e da Transversalidade? Simplesmente, não é possível, desatrelar os meios e os fins!
Partindo deste princípio, vejamos como é importante a reflexão, as rodas de conversa e a ação, para que existam resultados ou seja, resolutividade. Diferente disso, vamos ficar "conversando" sobre como fazer saúde dentro da filosofia do PNH, ideologicamente.
Dilma Barbosa dos Santos
14/06/2014
Por Sérgio Aragaki
Dilma:
É muito bom saber que contamos com vc para a melhoria das práticas em saúde.
Concordo plenamente com vc: para além de discursos, vamos efetivar as mudanças no cotidiano, sempre dentro do necessário e possível.
abs,
Sérgio