DSEI Kaiapó do Pará articula parceria com hospital para atendimento diferenciado
Compartilhando a publicação do Portal da Saúde:
Na última semana, o Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI) Kaiapó do Pará firmou uma parceria com a direção do Hospital Regional Público do Araguaia (HRPA), no município de Redenção do Pará, com o objetivo de aumentar os laços com a Rede do Sistema Único de Saúde (SUS) do Estado, devido à necessidade de uma atenção diferenciada do SUS quando recebe o indígena.
"A realidade atual, no Brasil, sobre a conscientização dos profissionais da rede SUS ainda precisa ser aperfeiçoada no que diz respeito a receber e atender o indígena que vem da aldeia com um olhar humanizado e diferenciado. Consideramos um grande avanço o Hospital Regional Público do Araguaia em receber e atender o indígena por demanda espontânea", disse a enfermeira do DSEI, Camilla Pacheco Dutra.
Ainda de acordo com a enfermeira, o distrito conseguiu pactuar com o hospital consultas de atendimento às gestantes de alto risco, realização de cultura para escarro mensais nos pacientes notificados com Tuberculose, exames de rotinas diariamente e apoio à consulta oftalmológica. "Desta forma, o DSEI em sua função de ofertar uma atenção básica qualificada e articular com os demais serviços do SUS vem se empenhando para avançar e fazer a diferença no Subsistema de Atenção à Saúde Indígena", concluiu Camilla.
Participaram da reunião, ainda, o coordenador distrital, João Paulo Ferreira; a chefe da Divisão de Atenção à Saúde Indígena (DIASI), Ivan França Nunes; o assessor indígena, Bebo Kaiapó; e a apoiadora de planejamento do DSEI, Elyziane Nunes; juntamente com o diretor geral do hospital, Dr. Pedro Assis e sua equipe.
Por Graziela Oliveira
Por Luciane Régio
Que importante! O SUS se qualifica cada dia mais, nessas trocas de "saberes", no acolhimento aos indígenas, aprendendo a fazer saúde em outras perspectivas, aprendendo muito, tenho certeza!!
Ótima notícia!
Abs,
Luciane