PNH programa agendas para emplacar a Humanização no Sul do País
A Política Nacional de Humanização trabalha com o apoio institucional em todas as regiões do Brasil.
Nos dias 20 e 21 de maio, a PNH organizou o Encontro para Formação de Apoiadores no Município de Vacaria-RS, a formação foi dividida em dois momentos: sendo o primeiro, feito mais em âmbito regional, e o segundo, uma oportunidade para expandir as Diretrizes da PNH de forma mais ampliada.
Os encontros seguem uma lógica voltada para atender as demandas e aperfeiçoar o trabalho, principalmente da Atenção Básica. Vacarias conta com 15 unidades de saúde, sendo 13 delas, voltadas para estratégias de Saúde da Família.
Além de trabalhar com a Humanização do SUS, o município de Vacaria tem em seu quadro a presença de seis médicos cubanos, trazidos a partir do programa do governo federal, Mais Médicos, tudo para consolidar um melhor atendimento para a população.
“O avanço mais importante que a PNH nos trouxe foi o entendimento sobre o que é co- resposabilização dentro de nossos processos de trabalho,” pontuou a secretária de saúde de Vacaria, Angelita Herrmann.
A ideia é que o grupo de apoio criado pelo trabalho com a PNH sirva para criar multiplicadores, até o momento 18 equipes já foram atendidas.
A próxima agenda da PNH na região está marcada para os dias 8 e 9 de julho, quando será ofertada a: “Oficina de Formação do Grupo de Apoio”, em Vacaria, 24 trabalhadores irão participar, uma das temáticas abordadas será o Acolhimento.
“Vacaria tem avançado muito em termos de humanização do atendimento. Temos tido boa entrada no município e tido a oportunidade em formar muitos multiplicadores para as regionais, “afirmou a coordenadora da PNH, na região SUL e responsável pela formação dos novos apoiadores, Carine Nied.
*Fotos: Cedidas pela Secretaria Municipal de Saúde de Vacaria.
Por Maria Luiza Carrilho Sardenberg
A força do encontro sempre produz multiplicação.