Notificação de infecção por HIV (repassando)

12 votos

lgvigilancia.jpg

Notificação de infecção por HIV se torna compulsória
Publicada em 20/06/2014
Os profissionais de saúde dos serviços públicos e privados deverão, a partir de agora, notificar regularmente às autoridades de saúde os casos de infecção por HIV, a partir da confirmação do diagnóstico. A determinação consta em portaria publicada no Diário Oficial da União, que inclui a infecção por HIV na Lista Nacional de Notificação Compulsória de Doenças, Agravos e Eventos de Saúde Pública. A Portaria do Ministério também torna obrigatória a notificação de acidentes de trabalho, violência sexual e casos graves e óbitos por varicela.

Antes, a obrigatoriedade era restrita aos casos de infecção em gestante, parturiente, puérpera e criança exposta ao risco de transmissão vertical do vírus. A notificação da infecção pelo HIV seguirá os mesmos critérios de sigilo definidos na Lei de Acesso à Informação (12.527/2011). Os profissionais de saúde terão que notificar todos os casos de aids em adultos e crianças, mesmo que tenham sido comunicados anteriormente como infecção pelo HIV. Vale ressaltar que, a partir de agora, terão que ser notificados os portadores por HIV e também as pessoas que vivem com aids.

As pessoas com infecção pelo HIV em acompanhamento clínico-laboratorial e diagnosticadas com data anterior à publicação da Portaria serão notificadas à medida que comparecerem à rede de serviços de saúde. Os laboratórios da rede privada deverão informar, periodicamente, a Vigilância Epidemiológica todos os casos diagnosticados de infecção pelo HIV.

Leia a matéria na íntegra: Infecção por HIV passa ser de notificação compulsória
Link para esta matériaImprimir esta páginaEnvie para um amigo
Facebook
Google
Orkut
Twitter
seções relacionadas

Fique por Dentro
Nenhum comentário para "Notificação de infecção por HIV se torna compulsória"
Ninguém ainda comentou esta matéria. Seja o primeiro!
comente esta matéria
Utilize o formulário abaixo para se logar.