Educação Permanente e Humanização: arranjos para a Gestão e Trabalho em Saúde.
Dentro das comemorações da Semana de Humanização, foi realizada uma atividade voltada para os profissionais que compõem as Gestões de Trabalho e Educação e Saúde Distritais, Apoiadores Institucionais e de Território, coordenadores NASF e outros atores estratégicos que atuam na Rede de Atenção à Saúde da Cidade do Recife.
Inicialmente, acolhidos os participantes a consultora estadual da PNH apresentou a política, destacando os dispositivos e o cenário de articulação atual nas gestões nacional, estadual e municipal.
Foi um momento riquíssimo em que os presentes puderam conhecer um novo olhar sobre a PNH e puderam tirar suas dúvidas e enriquecer a apresentação fazendo ligações com a prática de cada um.
Em seguida, após a divisão em grupos, os presentes puderam fazer uma reflexão sobre suas práticas cotidianas, constituindo um link com a Educação Permanente e os arranjos possíveis nos territórios pensando a gestão e o trabalho em Saúde.
O objetivo da Oficina foi alcançado e foi possível pensar uma agenda em parceria com a PNH, perpassando o fortalecimento do apoio matricial a a prática da Educação Permanente em Saúde como aposta potente para transformar o cuidado em saúde no território.
Por Maria Luiza Carrilho Sardenberg
da Política Nacional de Humanização.