Parto normal e hipertensão, sim isso foi possível!

12 votos

No princípio era tudo desespero…Sim, estou grávida!!! E agora, como será o parto? Sou hipertensa, minha mãe quase morreu pra me ter de parto normal, vai doer muito…MEDOOO. Um turbilhão de sentimentos e acontecimentos típicos de uma pessoa acelerada, somado as ansiedades de uma gravidez, coitado do papai Lesliê,rs. Bem, como típica capricorniana comecei a organizar consultas médicas, a primeira foi ao cardiologista, já que eu precisaria trocar a medicação.

EPISÓDIO O CARDIOLOGISTA PESSIMISTA- A consulta durou cerca de 15 minutos, obviamente para compensar os 90 que fiquei esperando.Mas…, eu já estava acostumada já que ele era meu médico. Nos duradouros 15 minutos ele foi taxativo: gravidez de hipertensa igual a cesariana. Eu, sem nenhuma confiança (lembrem-se que minha mãe quase morreu ao me ter de parto normal) esbocei um trêmulo, mas e…Ele me interrompe e diz: Olha aquela foto ali, é o filho da minha irmã, interrompi a gravidez com 7 meses porque ela estava com pré-eclampsia. Ficaram quase um mês na incubadora, mas agora estão todos vivos. Uhu!!! Valeu a sensibilidade do médico 😉

Ah! Pra completar nessa semana passou na novela das 20h (Amor a Vida) uma mulher morrendo porque era hipertensa e tentaram fazer parto normal.

Neuroses a parte, segui para ir do ginecologista que ele (o cardiologista) me indicou e que por coincidência também tinha sido indicado por amigos.

EPISÓDIO, O OBSTETRA SEM NOÇÃO- Após repetir toda a ladainha de que eu não poderia ter parto normal por sem hipertensa, ele diz: Você não pode engordar, logo, não deve mais comer carboidrato (reparem,eu estava com 10 semanas de gestação com 63 kg e 1,60 de altura). Em seguida disse, você deve preparar seu bico do peito, compre uma bucha, esfregue até machucar um pouquinho e depois bota no sol. Ah! Mas vida normal hein mamãe!!!

Porra, eu pensei: tá de sacanagem que esse médico me orienta técnicas de tortura e diz que é vida normal?! Além disso, ele ainda falou que fazia cesárea pela Unimed Alfa mesmo ganhando apenas R$600,00. Bom, achei melhor não continuar com ele.

Até ai eu tinha mais dúvidas que certezas, estava MUITO inclinada e desejante pela cesárea. Foi então que, mesmo tendo plano de saúde, resolvi ir para um lugar de referência, procurei a Maternidade Escola da UFRJ (Laranjeiras).

Lá fiz um ótimo pré-natal, tirei dúvidas e mais dúvidas. Sim, o banquinho de espera era duro, não tinha cafezinho, mas tinha a clareza, experiência e segurança que nós (eu e meu marido) precisávamos.

Se passaram 41 semanas, todos já esperavam a Cecília, que por esperar o parto normal parecia uma alienígena. Todos perguntavam: não nasce? Ela tá bem mesmo?Até bolão foi feito,hahaha.

Eis que no dia 02 de janeiro de 2014 ela resolveu vir ao mundo. Ao meu lado, como em TODA a gravidez, estava o SUPER papai Lesliê. Fruto de escolha que fizemos, era uma enfermaria simples e não um quarto particular com guirlanda bordada na porta. Priorizamos a certeza de que seria respeitado o tempo da Cecília e o melhor para nós. O trabalho de parto durou menos de 4 horas. Sim, doeu bastante, mas TOTALMENTE suportável, principalmente por estar confiante e ter ao meu lado, e a todo tempo segurando a minha mão, o amor da minha vida, pai da Cici.

E assim, com uma rapidez meteórica que nem deu tempo para analgesia, Cecília chegava ao mundo. É bem verdade que essa parte não foi tão “humanizada” pois levaram logo ela para limpar e tal, mas cerca de 3 minutos depois já estava ela LINDA nos braços do papai vindo pra me dar a primeira mamada. Eu, que nunca fui de brincar de bonecas, até que levei jeito,rs. Daí pra frente muito amor, carinho e companheirismo nessa nossa família.

Ah! E a hipertensão??? Simplesmente desapareceu durante toda a gravidez e até agora.

Graças ao apoio de várias amigas e amigos, de ótimos profissionais, tiramos nossas dúvidas e seguimos fora da lógica do nascimento como mercadoria. Esse relato é só para compartilhar e ajudar a fortalecer essa contra-corrente. A visão do papai ele completa,hehehe.

familia_junina_1.jpg