crônica da vida cotidiana na RHS: o CiberespaSUS

15 votos

 

O mundo virtual é o grande acontecimento que redesenha hoje os modos de viver qualquer dimensão da vida. Afirmação radical, porém facilmente verificável pela penetração da invenção em todos os campos de práticas possíveis e imagináveis.

E, como não poderia deixar de ser, o caminho é de duas mãos, reinvenções mútuas vão se dando, numa espécie de coprodução de realidades.

No vasto mundo da virtualidade, nunca oposto ao mundo "real", mas totalmente imbricado nesta realidade, destacam-se duas dimensões fertilizadoras das relações humanas: a colaboração e a interatividade. À primeira vista, poderiam se confundir, mas nem toda interatividade é colaborativa.

O campo da saúde vem sendo alargado e polinizado por estes processos colaborativos, dando passagem para a intensa democratização dos saberes que, por sua vez, recriam práticas que os realimentam indefinidamente.

Para discutir os efeitos do dispositivo redes virtuais e colaborativas no SUS, o programa ESPASUS ( TVT ) convidou a RHS, a Comunidade de Práticas e a blogueira Débora Aligieri. Ricardo Teixeira falou pela RHS e Thiago Petra pela Comunidade de Práticas no CiberespaSUS.

untitled4.png