DSEI Kaiapó do Pará participa de oficina de apoiadores em Brasília (DF)

16 votos

img-20140623-wa0001.jpg

Compartilhando a publicação do Portal da Saúde:

"Depois de participar da Oficina de Formação de Apoiadores da Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai) na Fiocruz em Brasília (DF), no início do mês, o Distrito Sanitário Especial Indígena Kaiapó do Pará realizou um encontro com as Responsáveis Técnicas da Divisão de Atenção à Saúde Indígena (DIASI) do distrito, na última segunda-feira (23), para repassar o que foi aprendido. Na oficina na capital federal foi construído um desenho de articulação entre a Sesai e a Secretaria de Atenção à Saúde (SAS), coordenado pela Política Nacional de Humanização (PNH), delimitando objetivos que serão apoiados em espaços coletivos e supervisionados pela própria PNH aos apoiadores da Sesai e às Referências Técnicas.

"A oficina de Formação de Apoiadores foi um marco de formação desses novos atores. Creio que o mais importante para se realizar um bom trabalho é a motivação. Se tivermos equipes motivadas elas serão empolgadas a fazer saúde com qualidade, o que é inerente à humanização", disse a apoiadora do DSEI Kaiapó do Pará, Elyziane Nunes, que participou da atividade em Brasília. Além de Elyziane, outras cinco pessoas foram contratadas para o apoio institucional da Sesai.

O conteúdo da oficina em Brasília foi repassado para as RTs de forma dinâmica, através de roda de conversa. "A intenção foi ouvir cada Responsável Técnica para buscar estratégias para melhorias. Conforme nos foi repassado na oficina, é preciso saber ouvir o outro e se colocar no lugar dele para lançar estratégias que deem certo. Conversamos sobre gestão participativa e de que forma poderemos efetivar isso no distrito. Cada uma deu seu parecer e juntas fizemos um desenho da gestão do distrito de forma a observar o que precisa ser modificado", explicou Elyziane.

Ainda segundo a apoiadora, esse tipo de ação nunca havia acontecido no DSEI. "Isso motivou muito a equipe e deu a todas sua devida importância. Foi muito positivo e proveitoso, já estamos trabalhando nas estratégias de ação". A ideia de integrar as Responsáveis Técnicas faz parte da gestão do distrito, de forma a envolver a equipe visando a unidade nas ações, harmonia do trabalho, relações interpessoais solidificadas e solução de conflitos.

Apoiadores
O Projeto de Apoio compõe o Plano Estratégico de Reestruturação do Subsistema de Atenção à Saúde Indígena (SasiSUS) que, por sua vez, faz parte de um plano nacional de ações intersetoriais direcionadas aos povos indígenas do Brasil e visa prevenir óbitos maternos e infantis e fortalecer as ações de atenção básica nos Distritos Sanitários Especiais Indígenas (DSEIs). "Com base nisso, o arranjo formado veio para solidificar e fortalecer as ações em saúde, pois acreditamos que uma equipe fortalecida produz ações fortes com resultados satisfatórios e compensatórios. E tendo ações fortes, a promoção, prevenção e proteção à saúde dos povos indígenas vai sendo alcançada reduzindo significativamente a mortalidade da população", concluiu Elyziane.

Participaram as Responsáveis Técnicas em Saúde da Mulher e Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs)/Aids, Thaís Geesdorf; Imunização, Fernanda Soares; Sistema de Vigilância Alimentar e Nutricional (SISVAN) e Doenças e Agravos Não-Transmissíveis (DANTs), Daniela Alves; Saúde Bucal, Laís Cavalcante; Saúde Mental, Williane Maior; Controle da Malária, monitoramento da síndrome gripal e das Doenças Diarreicas Agudas (MDDAs), Michele Crispim; Sistema de Informações de Atenção à Saúde Indígena (SIASI), Josivânia Costa; Investigação do Óbito e Controle da Tuberculose e Hanseníase, Hagreanny Morais; e a enfermeira Camilla Dutra, além da equipe da Sesai e PNH."

Por Graziela Oliveira

Disponível no link: https://portalsaude.saude.gov.br/index.php/o-ministerio/principal/secretarias/secretaria-sesai/noticias-sesai/13601-dsei-kaiapo-do-para-participa-de-oficina-de-apoiadores-em-brasilia-df/