Boa tarde, pessoal!
Estamos trabalhando em cima da programação da próxima Oficina e já elegemos alguns assuntos para discutirmos: Política Nacional de Regulação, Redes, Plano de Trabalho do Apoiador, relação com referências e outros apoiadores do MS (tentaremos trazer alguns), método apoio, entre outros.
O que mais gostariam de discutir, aprender, compartilhar?
Deixem suas sugestões! 🙂
Abraços!
18 Comentários
Faça login para comentar e recomendar este post a outros usuários da rede.
![](https://redehumanizasus.net/../sites/default/files/fotos/picture-15594.jpg)
Bom dia! Concordo com Wellignton em relação a necessidade de discutir sobre o e-SUS. Já estamos sendo cobrados por um ERS, uma vez que a informação que trouxeram para o DSEI Cuiabá é que este cadastro dos usuários indígenas no e-SUS é necessário, pois a partir do momento que ele entra na assistência oferecida pelos municípios e Estado, independente de ser Atenção Básica, Média ou Alta Complexidade, ele deve estar cadastrado. No caso do CNES, acredito que temos que avançar nas discussões em relação às demandas a partir do cadastro. Preciso de apoio em relação à cobrança do envio de informações para os municípios. De que forma, o que é obrigatório e como outros DSEIs estão trabalhando isto. Qualquer outra contribuição, volto a compartilhar.
Todos os assuntos que já estão na Programação vem de acordo com nossa necessidade!!
![](https://redehumanizasus.net/../sites/default/files/fotos/picture-14666.jpg)
Por Luiz Roberto
Boa tarde, bem compartilhando sobre a programação da oficina, acho de grande importância discussão sobre tudo que envolve IAE-PI como: relatórios de gestão municipal, inclusão de municípios com pendencia e valor de repasse. Sobre o CNES também precisamos discutir pois a exemplo do Wellington também estamos com dificuldades com municípios que brecam o cadastramento de nossos P.B no sistema. Mais discussão também em PPI e COAP, os assuntos não fogem muito do que já foi discutido em outras oficinas, porém precisamos fortalecer ainda mais todo o processo SASISUS.
![](https://redehumanizasus.net/..//../sites/default/files/fotos/picture-12537.jpg)
Por alana.bispo
Achei os temas sugeridos bem pertinentes com o que lidamos no território. Concordo com as sugestões de todos discutir e-SUS AB é muito importante tendo em vista que o processo foi implantado e a saúde indígena precisa avançar nestas discussões , outra necessidade é o sistema de regulação , IAEPI e sua vinculação para novas unidades que estão sendo inauguradas .
Achei interessante a proposta de trazer o apoio integrado do MS para interagir e contribuir com a oficina , isto reforça a atuação no território .
Abraço.
![](https://redehumanizasus.net/../sites/default/files/fotos/picture-12566.jpg)
Por Talitha Tozzi
Concordo com as sugestões elencadas pelos demais apoiadores, vejo que nossas necessidades no território são próximas.
Sugiro assim como os demais iniciarmos as discussões do e-sus e pensarmos na inserção da Saúde Indígena nessa importante ferramenta. Acredito ser importante também retomar as discussões do IAEPI e os vários assuntos que se relacionam com o incentivo como CNES, Regulação.
Acho importante a proposta de trazer os outros apoiadores do ministério para as discussões, pois são nossos parceiros no território.
![](https://redehumanizasus.net/../sites/default/files/fotos/picture-6354.jpg)
Bom dia!!
Estamos de fato inserindo a saúde indígena nas redes de saúde regionais, municipais e estaduais, incluindo os DSEI nas redes temáticas prioritárias do SUS. Nós apoiadores também já estamos trabalhando na implementação da regulação da assistência à saúde no SUS e apoiando as diretrizes das políticas nacionais de saúde, garantindo a inclusão da especificidade indígena nessas políticas.Mas, vamos lá para a sugestões.!
Penso que seja muito importante trabalharmos esses temas sugeridos pela Martha, e no ensejo parabenizar pelo apoio que vem nos dando. Realmente hoje com a implantação do e-SUS, estamos necessitando de um PLUS para sabermos o que realmente devemos fazer quanto a esse programa. Conversei com o responsavél pelo Núcleo do Ministério da Saúde em Rondônia, e o mesmo refere que no momento estão aguardando posicionamento da SESAI, e se nós poderimos contribuir quanto a interlocução.
Como a Alexandra já descreve no Post acima, vários aplicativos serão inseridos no e-SUS-AB, absorvendo as informações importantes para o desenvolvido das áreas técnicas do DSEI. E nos espaços interfederativos somos solicitados para darmos respostas. Como será o fluxo? Como interagir informações? Como será utilizado SIASI X e-SUS. Essas informações não sabemos dar para a equipe DSEI e nem nos espaços interfederativos (como as regionais nos perguntam em reunião de CIR). Nesse contexto precisamos estar inseridos nesses assuntos juntamente com a área técnica para podermos apoiar o DSEI.
Para a construção do COAP já estamos inseridos no grupo condutor para o PLANEJAMENTO REGIONAL INTEGRADO / ELABORAÇÃO DO COAP, onde estamos caminhando conforme demanda as regionais e estado. Penso que conseguimos definir alguns momentos na inserção a saúde indígena, porém ao avançar necessitamos de orientações mais claras de como proceder, como sugestão deixo abaixo os momentos já trabalhados em vermelho e pergunto como podemos trabalhar os demais dentro desses espaços.? O apoio é muito importante nesse contexto e todo o DSEI espera que possamos apoiar nesses espaços inseridos, e eu particularmente penso que esse é o caminho para a interface SESAI/DSEI/ESTADOS/MS.
Momento 1: Definição das Regiões de Saúde;
Momento 2: Mapa da Saúde / Análise Situacional;
Momento 3: Definição das Intervenções – Diretrizes, Objetivos, Metas, Indicadores e Responsabilidades;
Momento 4: Programação Geral das Ações e Serviços de Saúde – Definição da RENASES e RENAME, Referências, Investimentos, considerando PAS, PAVS, PPI e Planos de Ação das Redes Temáticas;
Momento 5: Responsabilidades Orçamentárias e Financeiras;
Momento 6: Definição dos Processos de Monitoramento, Avaliação de Desempenho e Auditoria;
Momento 7: Feitura / Assinatura do COAP.
Nossa são muitas perguntas, mas ainda que iremos falar sobre Regulação e Redes de Atenção, por que não inserir a CASAI nessa discussão? Qual é o seu papel? Como organizar o processo de trabalho centrado nas necessidades dos usúarios, de forma pactuada em co-gestão entre trabalhadores, usúarios e gestores……
Até Breve e vamos nos falando!
AbraSUS!!!
Mariana Kely Diniz Gomes de Lima
Apoiadora Institucional Distrital SESAI/MS
Departamento de Atenção Saúde Indígena
Distrito Sanitário Especial Indígena -DSEI Vilhena
Secretaria Especial de Saúde Indígena
Ministério da Saúde
![](https://redehumanizasus.net/../sites/default/files/fotos/picture-13240.jpg)
Por Osvaldo Nelson
Ainda temos varias dificuldades que poderíamos trabalhar com maior ênfase,como o IAE-PI, pois há muitos Municípios com dúvidas de como fazer o Plano de Aplicação e como será utilizado o incentivo.
Outro item interessante: como repassar as informações do SIASI para os Municípios, para poder chegar aos índices mais fidedignos da Mortalidade Materno e Infantil?
A questão da participação dos outros Apoiadores do MS é muito boa, principalmente para troca de experiências de trabalho de forma a enriquecer o Projeto de Apoio desenvolvido junto ao DSEI.
![](https://redehumanizasus.net/../sites/default/files/fotos/picture-15594.jpg)
Boa tarde! Compartilho do mesmo questionamento em relação ao Plano de Aplicação, estamos começando um trabalho Interinstitucional para a elaboração do mesmo em um município específico e gostaria de saber das experiências de outros DSEIs e orientações mais específicas para isto.
![](https://redehumanizasus.net/..//../sites/default/files/fotos/picture-12546.jpg)
Inicialmente quero parabenizar a Coordenação do Projeto pela programação, como também pela oportunidade de estamos no processo de construção da V oficina. Assim como o Wellington e a Fernanda gostaria de sugerir trabalhamos o tema e-SUS Atenção Básica. Sabemos que é uma estratégia do Ministério da Saúde e está sendo implantado nos municípios. Com a implantação do e-SUS-AB surgem e, por vezes, ressurgem muitas questões que nós da saúde indígena precisamos trabalhar nos territórios. O e-SUS-AB irá absorver as informações dos seguintes aplicativos: SISPRENATAL, SISVAN, HIPERDIA, SISPNI, Bolsa Família. Também será construída a integração do e-SUS-AB com o SISREG. Como na oficina a proposta é trabalhar a Politica Nacional de Regulação e as Redes. Entendo que seja pertinente trazer também o e-SUS-AB, pois tudo está interligado. Acredito que um alinhamento com relação a essa temática irá nos potencializar além de ser uma oportunidade para nos apoiadores que estamos no processo da articulação interfederativa.
Abraços,
Por renata dsei arj
a programação está otima Martha,
concordo com os colegas, e sugiro também que se fale um pouco do SISCONV e CNES também; sei que o SISCONV não é de nossa competência mas precisamos as vezes dar suporte à respeito;
sugiro também espaço para troca de experiências entre os apoiadores;
abraços
![](https://redehumanizasus.net/../sites/default/files/fotos/picture-14917.jpg)
Por mmlauande
que bom que participaram! é ótimo ver a comunidade sendo usada e de forma tão rica 🙂
fiz uma lista com o que apontaram e vamos discutir o melhor jeito de trabalhar na Oficina. Não sei se conseguiremos abordar tudo e com o tempo devido, mas vamos tentar, ok?!
Em relação a algumas situações mais específicas de cada DSEI, estamos preparando um tempo para que vocês possam discutir com suas referências.
Vamos fazer de tudo para que seja uma excelente Oficina!
![](https://redehumanizasus.net/../sites/default/files/fotos/picture-13252.jpg)
Por Leide Macedo
Boa tarde pessoal.
Gostaria que abordassem sobre o COAP, uma vez que estamos vivenciando o momento de construção no Estado e de que forma os DSEI's devem ser inclusos nos processos, pois o COAP acontece por etapas/momentos (como citou Apoiadora Mariana), e estamos no final do 2º momento e algumas Regiões de Saúde estão com dúvidas como inserir os dados enviado pelo DSEI PVH/RO. Por outro lado, o GT Estadual que trabalha o Decreto 7.508/2011, tem sido muito parceiro e puxa o DSEI para participar, envolvendo dinamicamente nas reuniões e agora, momento em que as Redes começam apresentar seus desenhos, o GT estar solicitando que o DSEI tbm apresente seus dados nas redes, fora os dados já enviados para o Mapa nas Regiões de Saúde. Enfim, seria mesmo uma Nota Técnica, um documento norteador para que os apoiadores possam ter mais suporte frente as sugestões com o Gestor do DSEI e Equipe Técnica, etc.
Também gostaria de saber como ficara o repasse das informações da AB do DSEI com a implantação do E-SUS.
Abraço.
Att.,
Leide Macêdo
DSEI Porto Velho/RO.
![](https://redehumanizasus.net/../sites/default/files/fotos/picture-12554.jpg)
Por Gelcides
Boa Tarde !!!
Achei interessante os temas abordado para a próxima oficina e concordo com os demais apoiadores em reforça quanto: E-SUS, COAP, Rede Cegonha, Urgência e Psicossocial. Uma vez que na Região de Saúde do Xingu o E-SUS já esta acontecendo nos municípios da região e apesar de não ser de competência do apoiador, mas devemos esta munidos de informações em relação a esse sistema e de que forma ele ira interagir com o SIASI.
AbraSUS e nos encontramos na oficina.
Gelcides Soares Modesto
Apoiadora DSEI Altamira
(93) 9144-3160 / 8129-5632
![](https://redehumanizasus.net/../sites/default/files/fotos/picture-13237.jpg)
Boa Tarde, Martha!
Primeiramente parabenizo você, pela abertura na construção da Programação da V Oficina e aos colegas apoiadores pelas propostas mencionadas, as quais concordo com a maioria. Realmente precisamos clarear como vai ficar o e-SUS AB x SISREG X SIASI? Estas questões deverão ser esclarecidas pelos Apoiadores das Redes Temáticas do MS, para que possamos nos fortalecer juntos aos municípios.
Por Helena Caldas
Prezados apoiadores e apoiadoras,
Boa tarde,
Acrescentaria o SICONV, pois tenho frequentemente demanda da equipe da DIASI. A área da saúde da mulher fez uma demanda sobre o SICONV, com documento orientativo. Mas outras áreas também precisam ser esclarecidas para melhorar a qualificação da informação no SICONV. Destaco também o e-SUS, por ser da atenção básica e a saúde indígena está participando da AB dos municípios quando encaminhamos para a rede com complementaridade da assistência. E ainda as RAS ( RUE, Psicossocial, cegonha, pessoa com deficiência), e o IAEPI. Todos os temas sugeridos são de grande necessidade, pois são nosso cotidiano.
AbraSUS.
Helena Caldas
Apoiadora Institucional MS/SESAI para DSEI Guamá Tocantins.
Distrito Sanitário Especial Indígena Guamá Tocantins – Sesai – MS
Av. Conselheiro Furtado, nº2050, Cremação, CEP:660401-05, Belém/PA
![](https://redehumanizasus.net/..//../wp-content/uploads/2017/12/15137748095a3a5ed9d8e33.jpg)
Nossa, são tantos os assuntos… que retratam exatamente o montante de assuntos que permeiam o fazer do Apoiador, que na verdade anda por aqui e ali, que pode ser nomeado como “Apoiador Generalista” representando a gama de assuntos e percursos para ao final chegarmos próximos do que é almejado para o ideal. Transformar o SUS que temos para o SUS que queremos e que deve ser.
Todas as pautas são de suma importância, mas penso que a discussão do e-SUS na inserção da saúde indígena, considerando que sem informação fica difícil garantir os acessos. O IAE-PI, sendo necessário ampliar, reavaliar as aplicações, valores, monitoramento, locais que recebem, CENS, Rede Cegonha e Regulação.
Serão tres dias apenas??? Bom seria se pudéssemos ficar mais dias, considerando a extensão dos assuntos a serem discutidos.
Até a oficina Pessoas de Bem!
Abra-SUS a todos(as).
Hiojuma
Por wellington.freitas
Muito boa a programação Martha!
Acho que discutir a Politica Nacional de Regulação é bastante interessante e discutirmos como também a regulação no SasiSUS,além de estamos vinculando o incentivo do IAEPI na regulação. Acho que realmente precisamos discutir como garantiremos a saúde indígenas nos planos de ação das redes nas Regiões de saúde com populações indígenas e também como tá vinculando o IAEPI como forma de garantir o acesso nas redes, principalmente nas redes cegonha, urgência e psicossocial. acho que outro assunto que deveria ser discutido é sobre o E-sus, mesmo não sendo de nossa competência, precisamos saber como nos posicionar com os municípios que estão dificultando o cadastramento no CNES de algumas equipes. Parabéns pela programação e um abraço.