Gestão do Trabalho e Educação Permanente

12 votos

Olá, sou aluna de Gestão em Saúde Coletiva da Universidade de Brasília (UnnB). Este semestre tive uma disciplina chamado de Gestão do Trabalho e Educação Permanente (GTEP), com o professor Gustavo Nunes.

Esse foi um espaço  bastante enriquecedor para mim, pois foi a partir dessa aula que pude conhecer melhor os componentes do processo de trabalho (tanto na sua dimensão política, normativa e prática) e as suas relações. Compreendi que o trabalho em saúde (diferentemente de uma prática tradicional do trabalho, no qual muitas vezes focado em um pensamento hospitalocêntrico)  é um espaço de ensino-aprendizagem, como também um auxílio na construção de sujeitos. Como futuro profissional de saúde, vi a tamanha importância da gestão de trabalho em saúde, que além de valorizar os diferentes sujeitos no processo de produção de saúde (o usuário, profissional da saúde e o gestor), trabalha também na proposta de um SUS acolhedor e resolutivo, sempre focado no usuário. E a partir disso, pude perceber o grau de complexidade que existe no nosso sistema.

Todas as ferramentas aprendidas em sala de aula (como apoio matricial, acolhimento, apoio institucional,etc) pretendo aprofundá-las, com uma proposta desafiadora de aplicá-las futuramente nos serviços de saúde.

Obrigada!