Postado no portal do CONASEMS: O SUS está em Luto!

11 votos

Abaixo o texto na integra:

Hoje perdemos o amigo Gilson de Carvalho. Companheiro que, aliás, tirava um pouco do breu dominical toda semana com suas Domingueiras, que chegavam à nossa caixa de email cheias de energia para, na manhã de segunda-feira, ajudar em mais um despertar para a luta por um bem maior: os cidadãos brasileiros. Nosso domingo jamais será o mesmo, nosso dia-a-dia também não, tão pouco nosso SUS.
Estamos no caminhar de um campeonato mundial de futebol, que faz com que todos nós nos tornemos mais brasileiros, mais apaixonados pelo nosso país. Nesse Brasil que comorara o gol, jogou o atacante do time do SUS, o artilheiro, o craque da equipe. Hoje, o Brasil perdeu esse jogo. O Brasil perdeu hoje, mas sua luta, amigo, nos ajudará a ganhar as próximas, por você!
A história de Gilson é de uma pessoa maior que sua profissão. Ele era uma parte do SUS! Incansável, atuou em diversas frentes, como consultor do CONASEMS conferiu indispensável e insubstituível contribuição. Atuou, ainda, na vida acadêmica em diversas universidades públicas e privadas, foi Secretário Municipal de Saúde em São José dos Campos/SP, Secretário de Assistência à Saúde do Ministério da Saúde, além de passar pela presidência do COSEMS/SP entre 1991 e 1992. Independente do cargo, o seu ideal e seus critérios nunca mudaram. Destemido, jamais se curvou às pressões políticas, jamais corrompeu sua paixão, paixão que nós, também militantes, compartilhamos: a construção de um SUS equânime, universal, para todos. Na luta ousada pelo cumprir e fazer cumprir a lei, quanto na luta pelo financiamento, ele era nosso mestre-guia, nos muniu de muitas informações em seus artigos dominicais e derramou todo seu conhecimento. Esses legados nós prometemos seguir, querido amigo. Vamos continuar lutando, inspirados em você.
Vimos nosso Gilson em momentos difíceis com a perda de sua companheira de vida, Maria Emília. A esposa fez muita falta para ele e para toda a família. Isso o abalou e as doenças injustas também vieram. Oramos com fé e coragem, mas Deus o levou para perto do seu amor e Ele sabe o que faz. Mas estamos abalados, tristes, inconformados e gostaríamos de manifestar, nesse momento, nosso agradecimento à família por compartilhar conosco tão generosamente desse membro ímpar da família.

Vá em paz, amigo. Em nome de toda a diretoria do CONASEMS, do nosso escritório e demais colaboradores e em nome de todos os COSEMS do Brasil.

O corpo de Gilson de Cássia Marques de Carvalho será velado hoje (03/07) a partir das 17h na câmara municipal de São José dos Campos/SP e será transladado na manhã de amanhã (04/07) para Campanha/MG, cidade Natal de Gilson, que ele cantou em verso em prosa nas Domingueiras.

Antônio Carlos Figueiredo Nardi
Presidente do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde