Reunião Bimestral do Comitê Pró-equidade SIEC/SESAP – RN

12 votos

A União Cigana do RN, participou da reunião bimestral do conselho de promoção de Equidade em Saúde da SIEC/SESAP, representando a população cigana do Rio Grande do Norte realizada na Livraria Paulus  das 9 ás 11hs, no centro de Natal/RN.

Na oportunidade foram destacados pontos importantes relacionados as denúncias efetuadas pela União Cigana do RN á Secretaria de Estadual de Saúde e Ministério Público do RN, referente a dificuldade de atendimento dos ciganos pelo Sistema Único de Saúde frente ao crescente número de casos de racismo institucional e também enfatizamos o Trabalho do Ministério da Saúde que recentemente divulgou um material na rede de saúde que propaga uma familia cigana no intuito de erradicar o pré-conceito.

É defeso que as situações elencadas acima, serviram como alternativas para se analisar a forma como estamos tratando nossos semelhantes, pois conforme as denuncias realizadas confirmou-se um tratamento incompatível com o que consta na Carta Magna Brasileira que diz expressamente: “Art. 5º Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza”. E ainda, como forma a mapear as conquistas das lutas travadas pela União cigana do RN em prol do nosso povo cigano do Rio Grande do Norte que ainda não encontrou igualdade entre os desiguais perante a sociedade.

Ressalta-se que essas ações positivas de representatividade por parte da União Cigana do RN, advém de uma comunidade em prol de outras comunidades ciganas. Pois a família cigana é uma só, no sofrimento, na experiencia de vida, no corpo e na alma.

seguem as fotos:

cartaz_povo_cigano_0.jpg

slide4.jpg