ESPIRITUALIDADE E SAÚDE

0 votos

            

 

              Como falar em bem estar físico e emocional, sem falar em bem estar espiritual!? Antes de qualquer conceito ou concepção, está o princípio  da totalidade humana, que é muito mais que a soma das partes. Trata-se de uma interação contínua, que não fraciona, não retalha, não desarticula este todo. A medicina, depois de muito tempo, se rende a realidade mais verdadeira(apesar de subjetiva) que é o poder da espiritualidade sobre o homem ou o poder que este homem permite que a espiritualidade exerça sobre ele, através de suas crenças. O homem, é agora, bio-psico-social-espiritual. A religião popular, é uma das características mais importantes da cultura das classes populares latino-americanas. A religião tem uma relação estreita com os referenciais positivos e com a identidade de um povo… tem relação com a estória de vida do sujeito e por isso, com a construção de sua identidade. As práticas de educação popular, não desperdiçam essas ferramentas poderosas que traz todo sujeito, em seu "acervo existencial", em seu processo de resgate ou cura. Estamos falando do Protagonismo do sujeito em seu processo de cura ou resgate existencial. " a fé no homem, é o pressuposto do diálogo" (Freire, 1979, p.95). Como é lindo entender, que o homem, através de seu psiquismo, se utiliza de sua cultura, para fortalecer-se existencialmente! Pois, a religião, é uma forma poderosa de organizar a subjetividade…" é um saber e uma linguagem de elaboração e expressão da dinâmica subjetiva".

            Inegável reconhecer o poder que a religião tem sobre o homem, pois é a força (fé) do sobrenatural ,tomando forma através de sua cultura, a sua religião… uma das mais poderosas estratégias de sobrevivência, que na busca do sobrenatural, "tece" a solução para os seus problemas.

             E para finalizar, entendemos por fim, que é possível, "tratar ou cuidar à saúde" libertando o sujeito adoecido, pois na maioria das vezes, precisa mais do que tratar à doença, mas resgatar-se ou libertar-se de tudo o que aprisiona ou o faz refém em sua existência.

 

                                                    Roseana de C. Sampaio

                                                            14/07/2014