Clínica Ampliada e Compartilhada

11 votos

      Clínica Ampliada e Compartilhada:

                                 Entendo esta proposta  de fazer saúde ,como uma ação interdisciplinar que migra para a transversalidade, sempre que  se fizer necessário, diante do objetivo proposto, que é a resolutividade relativa as necessidades do cuidado ou adoecido. Sem dúvida, se constitui numa ferramenta de articulação e inclusão das diferentes disciplinas ou especificidades, assim como de outros serviços ou práticas de saúde. Este olhar, verdadeiramente acadêmico e holístico, preconiza as singularidades do sujeito, indo além do diagnóstico da doença, para que se reconheça e se tenha a compreensão do mesmo, em sua totalidade. Desta forma, a doença é tratada como parte de seu contexto de vida não de forma segregada.

                                 A Clínica Ampliada, busca resultados eficientes, com inclusão de novos instrumentos. As equipes de referência que acompanham o usuário através da interdisciplinaridade, constroem o projeto terapêutico singular do mesmo(PTS) e com o Apoio Matricial, transpõem fronteiras, buscando soluções, de acordo com as necessidades levantadas. Para isso, o apoio matricial, conta com a equipe multiprofissional e com a interdisciplinaridade nas ações de saúde, de forma articulada, chegando à transversalidade, caso seja necessário. As comunicações na rede(novas formas de comunicação), são feitas a partir do apoio matricial.Como foi dito, o planejamento singular das ações de saúde, atendem sempre as necessidades do usuário em processo e está sujeito sempre a novas avaliações e articulações na rede, de forma que as necessidades do usuário sejam sempre atendidas.  

                                O apoio matricial existe, para possibilitar as ações inter  e  transversais, ampliando o potencial resolutivo dos serviços ou tratamentos e assim, evitando os recortes dos usuários por partes ou patologias. Este novo olhar humanitário e segmentado, não prioriza a doença, mas o adoecimento e seu significado.

                                Entendo que, mais que tratar doença, este olhar ampliado, resgata o indivíduo a nível existencial, o fazendo também protagonista de seu tratamento.

 

                                                  Dilma Barbosa dos Santos.

                                                       15/07/2014