Comentário sobre o Texto Espiritualidade na Educação Popular em Saúde

0 votos

     O texto sobre a questão da Espiritualidade na Educação Popular em Saúde, nos leva a refletir sobre o significado da dimensão espiritual, como instrumento e espaço de relação educativa entre profissionais e usuários dos serviços de saúde. Afirma que esta temática sempre esteve presente em grande parte das  práticas de educação popular, contudo de uma forma não claramente reconhecida nas análises teóricas.

      Continua presente em todos os estratos sociais, como parte importante da compreensão do processo de adoecimento e cura.

      O autor aponta para uma mudança do perfil de distribuição das doenças no Brasil, na metade do século XX, onde as patologias predominantes, deixaram de ser as doenças infecciosas e parasitárias para serem as crônico-degenerativas. Isso exige modificações profundas do modo de vida das pessoas, algo que a Educação em Saúde tradicional centrada no repasse de informações, pouco acrescenta.

       Vale lembrar que o ano de 1970 se constituiu num marco da Educação Popular, passando a ser um instrumento de construção de uma atenção à saúde mais integral, surgindo daí a Rede de Educação Popular e Saúde., levando a uma cultura de relação com as classes populares.

       A Educação Popular se apresenta como uma estratégia de superação do grande fosso cultural existente entre o saber científico e a dinâmica de adoecimento e cura da população.

       No entanto, muitos profissionais de saúde, têm sua participação dificultada neste processo, em razão de sua formação não valorizar e não prepara-lo  para lidar com dimensões subjetivas.

       O texto não afirma que a Educação Popular tenha um caráter religioso, mas sim que há a forte presença da dimensão religiosa em suas práticas.