Oi gentes!
Tenho visto muito, nos ultimos dias, a repetição da informação de que "o crack é uma droga barata". Mas, será mesmo? Não é o que se sente quando se conversa com as pessoas que usam, que chegam a gastar 200 reais em uma única noite.
Uma dose de LSD chega a custar 50 reais, e uma pedra de crack, 5 reais. Olhando apenas por este ângulo, parece mesmo que se trata de uma droga barata, não é? Um cigarro de maconha, o preço pode varia entre 2 e 5 reais… E aí? O que é barato e o que é caro?
Um cigarro de maconha pode segurar o efeito por algumas horas. Uma dose de LSD pode manter o efeito por toda uma noite, ou até mais. Nos dois casos, temos drogas que sustentam o efeito por bastante tempo, não sendo necessário o consumo repetido da mesma substância. Com 2 ou 5 reais, pode-se ficar sob o efeito da maconha por horas; com 50 reais, pode-se curtir uma noite inteira de efeitos do LSD.
Com o crack, não é assim. Não existe isto de "fumar uma pedra de crack". O efeito passa muito rápido, e poucos minutos depois, é preciso fumar mais uma pedra, e mais uma, e mais uma, e mais uma…
No que tange aos lucros auferidos pela indústria da droga, o crack também se mostra altamente lucrativo. Com o aumento da fiscalização dos precursores químicos necessários ao refino da cocaína, os países produtores deixaram de exportar cocaína refinada, e passaram a exportar a pasta-base, que deverá ser trabalhada em cada local. De certo modo, é muito semelhante ao que ocorre com a indústria automobilística, que cria montadoras em diversas partes do mundo, resolvendo problemas de logística, e descentralizando a responsabilidade por determinadas etapas do processo produtivo. Da mesma forma, os países produtores não precisam mais exportar cocaína refinada, de grande volume, mas apenas a pasta base. Os custos com transporte e com outras etapas do processo produtivo desaparecem, e o lucro aumenta.
E aí? Vocês acham que o crack é uma droga barata?
[ ]s
Dênis
www.denispetuco.com.br
Por Maria Luiza Carrilho Sardenberg
Oi Dênis, faz tempo que não apareces…
O velho ditado cabe muito bem aqui. Alguém já disse que o crack seria uma droga justamente voltada para uma espécie de genocídio do lumpemproletariado. Nada mais capitalista, não?
Vc já ouviu uma música do Neil Young, chamada ‘The needle and the damage done?’ Talvez não, se for jovem.
Ela traz uma imagem muito bela, mas letal:" But every junkie’s like a setting sun". Está no disco "Crazy Horse", nome da banda dele na época.
beijo
Iza