O crack é barato?

13 votos

Será mesmo que o crack é uma droga barata?

Oi gentes!

Tenho visto muito, nos ultimos dias, a repetição da informação de que "o crack é uma droga barata". Mas, será mesmo? Não é o que se sente quando se conversa com as pessoas que usam, que chegam a gastar 200 reais em uma única noite.
Uma dose de LSD chega a custar 50 reais, e uma pedra de crack, 5 reais. Olhando apenas por este ângulo, parece mesmo que se trata de uma droga barata, não é? Um cigarro de maconha, o preço pode varia entre 2 e 5 reais… E aí? O que é barato e o que é caro?
Um cigarro de maconha pode segurar o efeito por algumas horas. Uma dose de LSD pode manter o efeito por toda uma noite, ou até mais. Nos dois casos, temos drogas que sustentam o efeito por bastante tempo, não sendo necessário o consumo repetido da mesma substância. Com 2 ou 5 reais, pode-se ficar sob o efeito da maconha por horas; com 50 reais, pode-se curtir uma noite inteira de efeitos do LSD.
Com o crack, não é assim. Não existe isto de "fumar uma pedra de crack". O efeito passa muito rápido, e poucos minutos depois, é preciso fumar mais uma pedra, e mais uma, e mais uma, e mais uma…
No que tange aos lucros auferidos pela indústria da droga, o crack também se mostra altamente lucrativo. Com o aumento da fiscalização dos precursores químicos necessários ao refino da cocaína, os países produtores deixaram de exportar cocaína refinada, e passaram a exportar a pasta-base, que deverá ser trabalhada em cada local. De certo modo, é muito semelhante ao que ocorre com a indústria automobilística, que cria montadoras em diversas partes do mundo, resolvendo problemas de logística, e descentralizando a responsabilidade por determinadas etapas do processo produtivo. Da mesma forma, os países produtores não precisam mais exportar cocaína refinada, de grande volume, mas apenas a pasta base. Os custos com transporte e com outras etapas do processo produtivo desaparecem, e o lucro aumenta.
E aí? Vocês acham que o crack é uma droga barata?

 

[  ]s

Dênis

www.denispetuco.com.br