Faço Parte do SUS que dá Certo- Mario Henrique Kato

17 votos

mario_0.jpg

“Me sinto parte do SUS que dá certo pela satisfação demostrada pelos pacientes, a gratidão dos familiares e pelo comprometimento e avaliação positiva da proposta de trabalho pela equipe,” a frase do médico, Mario Henrique Kato demonstra o sentimento do trabalhador da Atenção Básica que sonha em ver os SUS totalmente humanizado.

Natural da grande São Paulo-SP, graduado na Universidade Federal de Pelotas (UFPEL), fez residência em Medicina Preventiva e Social também pela UFPEL, possui pós-graduação em Geriatria pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS).

Casado, tem um filho, doutor Mario trabalha no SUS desde que se formou , há exatos 12 anos. Atualmente atua  no Centro de Saúde do Idoso.

Mario conta um pouco de sua rotina, e diz que segue um modelo de equipe interdisciplinar. “Discutimos casos clínicos, construímos Planos Terapêuticos Singulares(PTS) para melhor atender os pacientes e seus familiares.” afirma.

Ele sabe dos tantos desafios em prestar atendimento humanizado, acolhedor e eficaz, de modo a atender as demandas sociais em saúde da população. Mario é trabalhador e usuário do SUS!

A dose de motivação diária em seu trabalho se dá pela satisfação dos pacientes e seus familiares. O doutor é insistente em demonstrar que o atendimento do SUS tem qualidade.

Ele conheceu a PNH antes mesmo da formalização da política em 2003. “Já  tinha contato com as bases teóricas e práticas de humanização, no movimento estudantil de medicina essa temática era muito presente,” pontua.

Em seu ofício Mario utiliza as diretrizes de humanização para formular o Projeto do Centro de Saúde do Idoso em 2011 ”Utilizamos referencial teórico sobre Acolhimento, trabalho em equipe interdisciplinar, Plano Terapêutico Singular, Matriciamento em Saúde, construção de redes e gestão compartilhada.  O trabalho do Centro de Saúde do Idoso no seu cotidiano é humanizado do inicio ao fim em seus fluxos assistenciais,” diz entusiasmado.

O médico fala da importância do Plano Terapêutico Singular para organizar as suas ações:

“O PTS tem o poder de personificar as ações em saúde e tornar o paciente a figura central, permitindo assim o aumento da resolubilidade e integralidade. Essencial também,  na capacidade de aproximar todos os profissionais de saúde e transforma-los em uma equipe interdisciplinar com objetivos e metas confluentes e ações integradas.”

Sem medo dos desafios e munido de uma imensa vontade de fazer a diferença, Mario olha para o futuro com esperança. “Trabalho para que o SUS seja realmente efetivado, para que a saúde de qualidade possa chegar a todos.” finaliza.

 

Faço parte do SUS que dá certo

Desde a metade de 2012, o informativo da PNH faz uma coluna chamada Faço parte do SUS que dá certo, disponível também na Rede HumanizaSUS. Todo o conteúdo produzido será transformado em posts da Rede, o que amplia a divulgação do trabalho e da história de vida de quem contribui para a humanização do SUS. A cada edição, é possível conhecer trabalhadores, gestores e usuários do SUS que contribuem para o SUS que dá certo. E são os leitores que sugerem quem vai ser entrevistado a cada edição! Portanto, se você conhece alguém que trabalha no SUS, é usuário ou gestor e faz a diferença no SUS, conte pra gente! Envie um e-mail para [email protected], com as informações do seu indicado e seus contatos.