ATIVIDADE MÓDULO VI – ESPIRITUALIDADE E EDUCAÇÃO POPULAR

0 votos

ATIVIDADE MÓDULO VI

ANÁLISE DO TEXTO: ESPIRITUALIDADE NA EDUCAÇÃO POPULAR EM SAÚDE
AUTOR: EYMARD MOURÃO VASCONCELOS
TUTORA: DUCY FARIAS

O artigo de Mourão (2009) nos remete ao pensamento que por mais que a ciência seja fortemente presente e precisa no âmbito da saúde, não se deve fazer descaso da sabedoria popular, considerando a espiritualidade de cada sujeito. Pois é algo que já nasce com o ser humano, antes mesmo de qualquer outra construção de suas subjetividades. Dessa forma, vem a escolher a sua religiosidade e nesta dimensão religiosa, também se constrói no campo social.
O texto também nos mostra a dificuldade dos pesquisadores e outros profissionais, do setor saúde trazer para suas práticas a discussão religiosa, assim como, executarem estas práticas dentro de sua vivência religiosa. Dessa forma, o que ocorre é um silenciamento dessas subjetividades, que nega a todos o direito de ser e isto também pode cooperar para o adoecimento.
A espiritualidade é mostrada no texto como um instrumento de promoção de saúde e afirma que o sujeito pode usufruir da  mesma  para reorganizar a  forma de viver para resgatar a sua saúde.
Esta temática é de grande complexidade, por ser algo intrínseco e bem particular de cada ser humano, tendo ainda como maior bloqueio as divisões religiosas, que ainda que se pense – ser o Brasil – um país laico, as religiões vivenciam uma guerra bem silenciosa.
Entretanto é importante compreender nesta análise que espiritualidade e religião têm conceitos diferentes, e que diversas vezes são confundidos, mais precisamente naqueles espaços, onde pessoas de religiões e crenças diversas se encontram, tal como nos espaços de trabalho. Assim, afirma Cavalcante, Segundo Brian L. Seaward,
[…] não deveria haver essa duvida, visto que espiritualidade é algo inclusivo, enquanto que as religiões tendem a ser exclusivas e baseadas na fé. Aliado a esta percepção errônea, pode-se afirmar que existe ainda um receio de abordar o tema com mais amplitude, como se ele fosse incompatível com o mundo do trabalho, onde o objetivo maior é ter produtividade e resultados.
O texto trouxe também a importância da Educação Popular, como uma estratégia importante para ruptura da radicalidade cultural nos serviços de saúde, assim como a prepotência do saber científico ao querer dominar o senso comum.
Nesse sentido é importante trazer o conceito do autor, quando diz que a Educação Popular,
É o saber que orienta nos difíceis caminhos, cheios de armadilhas, da ação pedagógica voltada para a apuração do sentir/pensar/agir dos setores subalternos para a construção de uma sociedade fundada na solidariedade, justiça e participação de todos. (VASCONCELOS, 2009, P.327)
Conclui-se a análise refletindo sobre a importância de aprender a lidar com a espiritualidade do outro, com a generosidade espiritual do outro. Pois esta espiritualidade não pode interferir negativamente nas práticas profissionais do SUS, ou em qualquer outro âmbito. É preciso ficar atento às concepções de religião e espiritualidade. É preciso também respeitar o direito de liberdade de pensamento, consciência e religião, como reza na declaração universal dos direitos humanos.

CAVALCANTE, G; D’Elia, B. Entendendo e praticando Espiritualidade Disponpivel em: https://www.abqv.com.br/artigos/Content.aspx?id=56 Acesso em: 20 jul. 2014

VASCONCELOS, E.  M. Espiritualidade na educação popular em saúde. Cad. Cedes, Campinas, v. 29, n. 79, p. 323-334, 2009.