Grupo de Educação em Saúde: “Nós adoramos segundas-feiras!” – Grupo de caminhadas “Ânimo de viver” / São Sepé – RS

13 votos

 

 

 

 

 

 

Apresento o mais novo




Grupo de Educação em Saúde de São Sepé:

 

Grupo de Caminhadas “Ânimo de Viver”.

Projeto Atenção Básica: que endereço é este?

 

            Nas segundas-feiras, enquanto a maioria das pessoas ruma para o trabalho, alguns de carro, outros de ônibus ou a pé, tendo sempre aqueles ressacados do fim de semana, entre outros que lamentam que o “findi” terminou, têm-se um grupo que se agita, encontra-se para caminhadas, risos, conversas, celebram a oportunidade de a vida ter lhes dado mais uma segunda-feira!

            Fui chamada pelo secretário de saúde que me solicitou um projeto para colocar cerca de 500 pessoas na pista de caminhadas do ginásio municipal, até o ano que vem. Um dos objetivos é estimular a incorporação de hábitos saudáveis à população de São Sepé. Na verdade, não queremos que isso seja visto como hábito, mas "atitude"... O que interessa é a brilhante idéia de trabalhar prevenção/controle de doenças crônicas e degenerativas... Obesidade, depressão entre tantas que conhecemos!! Endorfinas em estoque!

            O nome do projeto? Atenção Básica: que endereço é este? Iniciamos com um projeto piloto no Ambulatório Central, que investirá em redes com as ESF/UBS/CAPS para conquistar o público desejado. Um pouco preocupada em “como” fazer, chamei a outra apoiadora institucional da PNH, que também tem grupos de Educação em Saúde e a nutricionista. A idéia é integrarmos  pessoas desses grupos e egressos das consultas com a nutri, a qual irá “trocar o programa individual por um coletivo”! Na última sexta, em reunião periódica da coordenação do HIPERDIA, chamei as enfermeiras coordenadoras das ESF e UBS, e já iniciamos tecendo redes... Nesta semana, a equipe do CAPS entrará no desafio; em 2010, outra intenção é trazer alunos de todas as faixas etárias, em turnos inversos, para caminhar na pista.

Qualquer pessoa de qualquer faixa etária, não necessitando ser portador de alguma doença, poderá participar! Basta realizar um cadastro simples, com os dados pessoais e portar um atestado médico liberando-o para atividades físicas. Um educador físico estará supervisionando, além de enfermeiras (eu e a Adriana) – que estaremos on track (na pista caminhando, é claro, junto!), a nutricionista orientará aqueles que desejam perder peso e acompanhará os diabéticos e hipertensos conosco. Nesses dias, a ambulância ficará de sobreaviso, mas estamos confiantes que não precisaremos dela! Os diabéticos e hipertensos necessariamente deverão estar em controle, realizando controle no dia, ou no dia anterior.

O nome do grupo? “Grupo de caminhadas Ânimo de viver!” Colocamos em homenagem ao Sr. Valdomiro, que se prontificou em ser o primeiro integrante do grupo! Esta frase foi dita por ele, quando eu perguntei em um dos nossos grupos: “o quê mais vale na vida”? Ele respondeu: "Ânimo de viver"! Na semana passada, ele já estava pensando em fazer camisetas!! Quanto ânimo! Puff, puff, vou ter que me virar para acompanhar! As camisetas são pra ontem, segundo ele!

 

Nesta manhã, o Sr. Valdomiro foi conferir a pista, só perdeu para a Angela que, hoje, chegou primeiro e já estava "na caminhada"...

Um belíssimo dia!

 




Inicialmente, duas vezes por semana, nas segundas e quintas-feiras, quando estiveres tomando seu café, saindo de casa, dirigindo ou já no trabalho, lembre que nós, aqui, em São Sepé/RS, 8:30, estaremos “trabalhando pesado, ou cada vez mais leves”? Cada um tem o trabalho que faz acontecer. Eu irei, literamente, "correndo para o meu"! Investimos cada vez mais em hishistórias felizes, em saúde preventiva, desafiamos o tempo, no intuito de fazer as doenças perderem o rumo da nossa vida.

            Quando, no domingo, ouvires alguém dizer, “amanhã é segunda e começa tudo de novo”, nós estaremos dizendo, “amanhã  é dia de caminhada” e estaremos escolhendo a roupa, deixando tudo pronto! Nossas segundas jamais serão iguais novamente, espero!

            O dito “Trabalho em Saúde” começa a fazer sentido para mim. É a PNH assim infiltrada. O desafio é trabalhar autonomia e corresponsabilidade desde o princípio para que o grupo seja independente.

 

Em breve, estaremos formando times para jogos de futebol, vôlei e "jogos adaptados"...


“O valor das coisas não está no tempo que elas duram,

mas na intensidade com que acontecem.

Por isso existem momentos inesquecíveis,

coisas inexplicáveis e pessoas incomparáveis.”

Fernando Pessoa

 

Confira o vídeo de planejamento do grupo...

 

 

 

Luciane Martins

Apoiadora Institucional da PNH