I Oficina de Qualificação da Gestão e o fortalecimento da Divisão de Atenção à Saúde Indígenas do DSEI/MA

21 votos

05.jpg

 

 

06.jpg

 

Apesar dos avanços alcançados na implementação do Subsistema de Saúde Indígena, ainda enfrentamos problemas de ordem gerencial e assistencial que repercutem negativamente sobre a qualidade da atenção à saúde prestada aos Povos Indígenas na área de abrangência do DSEI Maranhão.

A complexidade dos processos de gestão próprios de um sistema de saúde e o processo de reorientação do modelo de atenção no DSEI Maranhão exigem dos gestores constante desenvolvimento não só de conhecimentos, mas também atualização em ferramentas de gestão, a fim de que possam responder às novas exigências conjunturais.

A partir da relação de Apoio entre o Apoiador SESAI e a Apoiadora PNH, pactuação com a gestão do DSEI, bem como, relações com o território-DSEI, surge a proposta/necessidade de elaboração e execução de um projeto que visasse a qualificação dos atores envolvidos com a Saúde Indígena (gestão e atenção) e, por conseguinte, o fortalecimento da Divisão de Atenção à Saúde (DIASI). Então, o projeto para Qualificação da Gestão e o fortalecimento da Divisão de Atenção à Saúde Indígenas do DSEI/MA tem como objetivo a qualificação dos responsáveis pela gestão da atenção no âmbito do Subsistema de Saúde Indígena do SUS (SasiSUS), tendo como pressuposto o conhecimento e a experiência adquiridos pelos profissionais que compõem o DSEI/MA.

Existem grandes desafios apresentados aos envolvidos na gestão da Atenção para que se obtenha um conjunto de ações e serviços de saúde universal e equânime. Desse modo, considera-se que a qualificação da gestão e o fortalecimento do DIASI contribuirão para aprimorar a qualidade da atenção à saúde.

Para tanto, aconteceu nos dias 23,24 e 25 de julho de 2014, concomitantemente ao II Congresso das Prefeituras e Secretarias Municipais de Saúde do Maranhão, em São Luís –MA,  a I Oficina de Qualificação e Fortalecimento da DIASIS/DSEI – MA com a presença de vários Apoiadores para as Redes de Atenção no Maranhão: Alexsana Sposito e Cristiane – Mais Médicos, Benta Lopes- Rede Cegonha, Ana Lúcia – Saúde da Criança e do Adolescente, Valdenide Santos – SOS Emergência. Contamos também com a presença de Sílvia Amorim da Coordenação de Atenção Básica da Secretaria de Estado da Saúde do Maranhão, Janini Ginani – DASI (Departamento de Atenção à Saúde Indígena)  Lucivan Bernardo – Coordenação de Articulação da SI no DASI e Paulo Moraes- Consultor Matricial para Saúde Indígena da PNH.

 

09.png

Legenda: Lindalva Guajajara – AIS (primeira da esquerda para direita) e técnicas do Pólo Base

04.jpg

Legenda: Técnicas DIASI – DSEI MA

02.jpg

Legenda: Técnicos CASAIs ( Imperatriz, São Luís e Teresina) e Wellington – Apoiador SESAi MA

 

03.jpg

Legenda: Técnicos Divisão de Edificações e Saneamento/ DSEI MA

07.jpg

Legenda: Coordenadores de Pólos Base/ DSEI MA

Wellington Queiroz – Apoiador SESAI – Maranhão

Alexandre Oliveira Cantuária – Coordenador do DSEI/MA;

Elmorane Nogueira Coelho Mendonça – Chefe DIASI/DSEI/MA