Oficina de Ambiência mobiliza trabalhadoras no Ministério da Saúde

13 votos

amb_22.jpg

Iniciada ontem, a Oficina de Ambiência, realizada pela Rede Cegonha, em Brasília, tem o objetivo de fortalecer a concepção de ambiência na relação com os processos de trabalho e as boas práticas na humanização dos partos e nascimentos.

O encontro teve a participação de arquitetas, engenheiras e representantes das áreas técnicas da saúde, como: a Saúde da Mulher, a Saúde da Criança, da Saúde da Pessoa com Deficiência; o Departamento de Economia da Saúde Investimento e Desenvolvimento, Anvisa, entre outras.

A Política Nacional de Humanização(PNH) ficou responsável pela parte metodológica, a ideia é discutir o modelo e ampliar a Diretriz de Ambiência, para todas as áreas do Ministério da Saúde(MS).“Essa troca entre as áreas é muito importante. Poder alinhar o trabalho em comum que já é feito junto ao apoio integrado na Rede Cegonha fortalece a Ambiência não só dentro do MS mas, também  para os trabalhadores que fazem o apoio nos territórios,” afirmou a apoiadora da Frente de Ambiência da PNH,  Mirela Pessatti.

ambb.jpg

O espaço propõe estratégias para  consolidar a Ambiência e sugere aos trabalhadores uma reflexão sobre seus processos de trabalho.“A oficina foi um grande aprendizado, trabalho na parte administrativa e depois dessa aula mudei meu modo de ver, estou com vontade de conhecer e habitar mais os espaços, quero conhecer os lugares onde as pessoas são atendidas e aprimorar os processos de forma que a Ambiência contribua com o SUS.”, disse a apoiadora da coordenação Geral da  Saúde da Mulher(CGSM), Maria de Fátima Guimarães.

A oficina terminou hoje, mas o trabalho para mudar a Ambiência continua.

“Refletimos sobre a forma que o sistema operacionaliza as estruturas. Questionamos por exemplo,  como projetar os espaços para melhor atender a mulher e o bebê nos atendimentos. Vou levar as discussões feitas aqui para a minha área, para melhorarmos a Ambiência nesses locais,” afirmou  a apoiadora da Coordenação de Qualificação de Investimentos em Infraestrutura em Saúde(CQIS), Camila Lustosa.