ONU lança campanha de inclusão de jovens

10 votos

Fundo de População da ONU lança campanha para promover a inclusão de jovens na agenda pós-2015 14 de agosto de 2014 · 

cartaz_para_site.png
Para promover o bem-estar e o cumprimento dos direitos de jovens e adolescentes e estimular sua participação na busca de soluções, o Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA) lança a partir desta quinta-feira (14) no Brasil a campanha virtual “#InvestirEmJuventude – Jovens Somamos Mais”. A iniciativa integra a ação global de mobilização do UNFPA #showyourselfie, cujo objetivo é incentivar a discussão e a inclusão de temas prioritários para a juventude na agenda de desenvolvimento Pós-2015.
A campanha “Jovens Somamos Mais” será realizada por meio de redes sociais e pretende criar espaços para que os próprios jovens e adolescentes expressem suas necessidades e aspirações, participando mais ativamente do debate sobre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), que irão substituir os atuais Objetivos de Desenvolvimento do Milênio a partir do próximo ano.
“Os jovens não estavam em foco nos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio, o último plano de desenvolvimento global que foi aprovada em 2000. Eles não podem ser esquecidos novamente”, disse o diretor executivo do UNFPA, Babatunde Osotimehin.
O lançamento da campanha “Jovens Somamos Mais” coincide com a realização, nesta quinta-feira (14), do debate virtual “Falemos de Juventude – Desafios da Agenda Pós-2015”, promovido pelo Grupo Interagencial de Juventude da América Latina e o Caribe da ONU com representantes das instituições de juventude do Brasil, México e Uruguai, entre outros. O endereço para acompanhar ou participar do debate é https://on.fb.me/1ll2ko7, que começará a partir do meio-dia (horário de Brasília). O Brasil estará representado no debate pela secretária-adjunta da Secretaria Nacional de Juventude, da Secretaria-Geral da Presidência da República, Ângela Guimarães.
Como participar:
como_participar.jpg
Para participar da campanha Jovens Somamos Mais, basta tirar um autorretrato (“selfie”) individual ou coletivo e enviar, juntamente com uma mensagem, para divulgação nas redes sociais do UNFPA, usando a hashtag #investiremjuventude. A pessoa poderá “curtir” e compartilhar a foto e a mensagem com sua rede de relacionamento ou, se preferir, publicá-las diretamente no seu perfil pessoal, usando a mesma hashtag.
O UNFPA irá disponibilizar uma página web com materiais que poderão ser utilizados pelas/os participantes da campanha e sugere oito temas de debate: Saúde Integral e de Qualidade; Igualdade de Gênero; Igualdade Racial; Educação de Qualidade; Cultura e Lazer; Trabalho, Emprego e Renda; Meio Ambiente; e Participação e Oportunidades. Cada semana será dedicada a um assunto principal, sendo o primeiro tema a Igualdade Racial.
“O Brasil tem mais de 51 milhões de jovens, uma enorme força produtiva que é a chave para o desenvolvimento do país. Mas, para isso, é necessário continuar e ampliar os investimentos no cumprimento de seus direitos básicos, desenvolvimento de habilidades para a vida, criação de oportunidades e maior participação dessa população na tomada de decisões”, explica o Representante do UNFPA no Brasil, Harold Robinson. “Quando isso ocorre, as pessoas jovens podem alcançar seu pleno potencial e contribuir efetivamente para o desenvolvimento inclusivo e sustentável. Essa é a lógica da campanha – para que jovens possam somar mais, é preciso investir em juventude.”
#showyourselfie
A campanha Jovens Somamos Mais é um desdobramento da iniciativa global #showyourselfie do UNFPA, fruto da parceria entre o UNFPA e a Global Citizen, plataforma online de mobilização.
O objetivo da campanha é reunir o maior número possível de “selfies”, que serão entregues aos Estados-Membros na Assembleia Geral da ONU em setembro de 2014 e setembro de 2015, para lembrá-los de que o momento de investir nos jovens é agora.
Todas as fotos e mensagens postadas na campanha “Jovens Somamos Mais”, com a hashtag #InvestirEmJuventude, serão contabilizadas na iniciativa global.
Para saber mais sobre a campanha #InvestirEmJuventude – Jovens Somamos Mais, clique aqui

Para mais informações sobre a iniciativa global #showyourselfie, visite o site da campanha.

Igualdade, Juventude, ODS, Pós-2015