Mód.III Texto 3:Como e Por Quê as Desigualdades Sociais Fazem Mal à Saúde-Rita Barradas Barata, Rio de Janeiro: Editora Fiocruz,

0 votos

Desigualdades sociais impactam em diversos segmentos da sociedade; com relação à saúde é extremamente desastrosa. As iniqüidades são desigualdades injustas e decorrem de formas de diversas formas de injustiça e refletem, geralmente, arbitrariedade poder e propriedade (Barata, 2009)
A autora permeia a discussão entre raça/ racismo; etnia e saúde; diferenças no acesso a serviços de saúde; racismo e discriminação; relações de poder; prestígio/poder político, entre outras coisas. Ela procura mostrar como os determinantes sociais de saúde são mais bem compreendidos em contextos particulares do que como variáveis independentes com vida própria. É preciso levar em consideração as características de cada grupo sócias para, inclusive, saber quais, e por quê,  são as doenças que mãos acometem um determinado grupo. Assim, poderemos desprender ações específicas e necessárias para cada segmento da sociedade.
Precisamos tratar de forma desigual os desiguais, não podemos continuar a implantar modelos assistenciais que não atendem a todos os indivíduos, temos que respeitar as peculiaridades de cada indivíduo, grupo, raça, região.
Da mesma forma, é preciso garantir o acesso à saúde para todos os indivíduos, independente de sua raça, etnia, condição sócio-econômica, etc.
Só assim, teremos uma sociedade justa, igualitária e o direito à saúde para todos os cidadãos.