Implantado Núcleo Hospitalar de Epidemiologia

12 votos

A Santa Casa de Misericórdia e o Hospital de Urgências de Anápolis Doutor Henrique Santillo (HUAna) contam desde abril, com a Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH). Esse serviço visa a adoção de medidas que interrompem a cadeia de transmissão de doenças dentro desse ambiente.

ccih.jpg

Segundo o coordenador do núcleo, o médico Marcelo Daher, essa implantação advém de uma exigência do Ministério da Saúde e auxilia no aperfeiçoamento da vigilância, por meio da ampliação da rede de notificação e investigação de doenças transmissíveis, além de melhorar a qualidade da assistência e a relação custo-benefício das ações desenvolvidas nos hospitais.

As ferramentas para notificação e investigação de casos que acontecem em setores importantes do hospital, como pronto-socorro, unidades de internação, terapia intensiva, laboratório e farmácia.

Como forma de atuação da CCIH, muitas atividades estão em desenvolvimento, como a campanha do “Dia Mundial de Higienização das Mãos”, comemorado em 5 de maio e visa promover esse hábito que previne e reduz infecções, promovendo a segurança de pacientes, profissionais e demais usuários dos serviços.

A conscientização é um passo importante para o controle epidemiológico, já que o ambiente hospitalar é propício à entrada de doenças contagiosas graves e emergentes, portanto, com um colaborador consciente de sua função nesse controle, se torna mais fácil a adoção de medidas que eliminam os focos.