CLÍNICA AMPLIADA E COMPARTILHADA

13 votos

Sabemos que o diagnóstico de uma doença sempre parte de um princípio universalizante e generalista, muitas vezes não respeitando as particularidades e singularidades de cada sujeito. Nesse contexto, a clínica ampliada busca integrar várias abordagens, para possibilitar um manejo eficaz da complexidade do trabalho em saúde, que é multiprofissional. O objetivo é estabelecer uma compreensão ampliada do processo saúde-doença, realizar a construção compartilhada dos diagnósticos e terapêuticas, ampliar o "objeto de trabalho", transformar os meios ou instrumentos de trabalho e, por ultimo, oferecer suporte aos profissionais de saúde.

Para que o projeto da clínica ampliada seja implantado, algumas práticas devem ser iniciadas e/ou valorizadas. A escuta é uma delas, o doente necessita ser ouvido, não somente examinado. Vínculos e afetos devem ser formados e mantidos. O diálogo e a informação são ferramentas auxiliares de resultado positivo. A doença não deve ser vista/tratada como a única preocupação da vida do sujeito. Os motivos e as expectativas das pessoas precisam ser trabalhadas na Clínica Ampliada para diminuir o número de doenças causadas por tratamento inadequado.  É necessário também entender que nem tudo se cura com remédios, o processo de medicalização da vida faz diminuir a autonomia e aumenta a dependência ou a resistência ao tratamento.
Por fim, não há como propor humanização da gestão e da atenção sem um equilíbrio maior de poderes nas relações entre os trabalhadores e na relação com o usuário. Entendemos que as dificuldades no trabalho em saúde refletem baixa grupalidade solidária na equipe, alta conflitividade, e uma dificuldade em vislumbrar os resultados do trabalho. No entanto, a clínica ampliada traduz-se numa ampliação do objeto de trabalho e na busca de resultados eficientes, com inclusão de novos instrumentos.