Parto humanizado- atenção especial à mulher e controle na hora do nascimento do filho
Minha amiga, e hoje comadre, Aline Araújo, ao dar a luz ao primeiro filho optou, desde o início da gravidez, para que Davi nascesse de parto natural e humanizado na Casa de Parto de São Sebastião-DF, a 30 quilômetros de Brasília. Vale ressaltar que Aline tem plano de saúde e poderia ter o filho nas melhores maternidades da Capital. Ela acreditou no atendimento e nas diretrizes de humanização do SUS, como direito a acompanhante, acolhimento e ambiência, que regem a Casa de Parto, referência no Distrito Federal. Foi lá que fez o pré-natal e inclusive o plano de parto, onde pode escolher os procedimentos antes, durante e depois do nascimento. O lugar, que tive oportunidade de conhecer, é acolhedor, silencioso e dotado de equipamentos necessários para o parto natural como banheira e espaço para caminhadas. O tempo da mãe e do filho é respeitado pela equipe de enfermeiras obstetras e médicos pediatras. Foram mais de cinco horas de trabalho de parto acompanhadas de perto pelo futuro pai que filmou e fotografou cada momento. Mas por complicações de última hora e recomendações médicas, teve de ser removida para um hospital onde foi submetida a uma cesariana. Mesmo nesse momento foi levada com respeito e solidariedade. Davi nasceu no dia 1º de novembro de 2013, com 3,400kg e 47,5 cm. Aline planeja ter outros filhos e como ela mesma diz: "Se puder será natural, sem traumas e em São Sebastião". A Casa de Parto realiza cerca de 36 partos por mês. Lá, já vieram ao mundo quase 1.500 crianças por meio do parto humanizado.
Por Emilia Alves de Sousa
Oi Aliene, seja benvida à Rede!
O seu post traz um tema muito instigante, o parto humanizado. Um dos temas mais discutidos neste espaço!
Que pena que a sua amiga não pode ter o bebê de parto natural, conforme desejava.Viver essa experiência com acolhida e protagonismo é o desejo de muitas mulheres.Espero que no próximo parto consiga o seu intento!
Vi as imagens inseridas nos arquivos. Estão bonitas e você pode inserí-las no corpo do post, se desejar. Deixo aqui um link com o passo-a-passo para a inserção de imagens e de vídeo.
https://redehumanizasus.net/ajuda
AbraSUS!
Emília