O ato humano de comunicar
Para falar de Humanização da Atenção e Gestão no SUS, é preciso falar de comunicação. É comum vermos nos corredores dos Hospitais gente que entende do assunto, no caso as doenças, mas não sabe falar, escutar e entender sobre isso.
O ser humano é cercado de imagens e linguagens desde a infância, fazendo com que a comunicação seja a principal forma de expressão e entendimento. Transformamos pensamentos, sonhos e medos em desenhos, amores em poesias e angustias em músicas. Pelo o tom da fala somos capazes de sentirmos confiança ou medo, alegria ou tristeza, ameaça ou reconhecimento. O homem e a mulher são feitos de dentro para fora, por isso, com o estímulo certo, podem transformar doença em saúde.
O hospital e o médico podem ser os melhores no ponto de vista tecnológico, mas mesmo assim podem ser considerados os piores na forma de atendimento. Quando um prontuário é feito, em nenhum momento é colocado o estado emocional do paciente. A ciência torna-se desumana quando é reduzida a “procedimentos necessários”.
A Politica Nacional de Humanização foi criada para valorizar o sentimento de dor ou prazer do ser humano. O conceito humanizar é feito da capacidade de falar e ouvir do paciente, uma coisa simples, mas que pode melhorar o estado emocional e clinico daqueles que precisam.
Por fabiobhalves
Olá Suyanemacedo.
O tema da Humanização no serviço hospitalar foi objeto de outro post aqui neste processos seletivo.
Desenvolva uma reflexão, apontando um projeto de Comunicação e Humanização, utilizando Diretrizes da PNH, para os serviços hospitalares.
Utilize-se de estratégias que abordem a Gestão e Atenção Hospitalar.
O que acha? Pode ser?
Saudações de Fábio BH Alves e até a VITÓRIA!!! (Coordenador da PNH)