Reforma Política para transformar profundamente o Brasil

18 votos

memes-09.png

*Wanderson Mansur

Entre os dias 1 e 7 de setembro, ocorre, em todo o Brasil, o processo de votação do “Plebiscito Popular por uma Constituinte Exclusiva e Soberana do Sistema Político”. O Plebiscito é organizado por diversos movimentos e organizações da sociedade civil.

Entenda mais sobre o Plebiscito

É fundamental que a sociedade brasileira vote SIM neste Plebiscito, pois é urgente e necessário uma profunda reformulação do nosso sistema político, a fim de que ele possa ampliar a legitimidade e efetividade da nossa democracia, uma vez que o atual modelo de representação vive uma crise sem precedentes.

Essa grande mobilização iniciada com o Plebiscito Popular pretende viabilizar a realização de uma Constituinte Exclusiva para reformar o nosso sistema político. Isso porque o Congresso Nacional, o poder econômico, a mídia, a grande maioria dos partidos, e mesmo, uma grande parcela dos parlamentares, não têm interesse em modificar o atual sistema, já que eles não querem transformar uma realidade na qual eles, hoje, são os grandes beneficiados.

Falar em mudanças no sistema político significa repensar a própria democracia, no sentido de ampliá-la e consolidá-la, com aumento da participação social e maior influência da sociedade nas decisões importantes do País.

Qual parcela da sociedade hoje exerce o poder?  Você é contra ou a favor de empresas financiarem campanhas eleitorais? Como ampliar os instrumentos de combate à corrupção? Podemos aumentar a representação de mulheres, negros e pobres, maioria de nossa sociedade e minoria sub-representada no Congresso Nacional? Como ampliar a participação das minorias, dos homossexuais e demais grupos que também não tem voz e vez no atual parlamento brasileiro?

Queremos uma transformação estrutural da sociedade brasileira, queremos fazer as reformas de base que ainda hoje estão relegadas ao esquecimento. Para que o Brasil possa avançar no seu processo de democratização, de aprofundamento da redução das desigualdades, de construção de um caminho sólido rumo à uma outra sociedade, é imprescindível realizar a REFORMA das REFORMAS: A REFORMA POLÍTICA!

Ela abrirá caminho para um círculo virtuoso de transformações no nosso País, pois a renovação da forma como se é eleito hoje no Brasil, a mudança da cara do nosso Congresso, com mais povo, mais pobre, mais mulheres, permitirá que outras reformas estruturantes possam avançar, a exemplo, da reforma tributária, agrária, urbana, da democratização dos meios de comunicação.

Portanto, vote SIM e expresse seu desejo de mudar profundamente o Brasil!

Saiba Mais acesse www.plebiscitoconstituinte.org.br

Vote aqui

*Wanderson Mansur – jornalista, militante de direitos humanos