AMBIÊNCIA É QUESTÃO DE SAÚDE SIM

13 votos

ambiencia_0.jpg

AMBIÊNCIA É QUESTÃO DE SAÚDE SIM

A Ambiência em saúde é mais um Dispositivo implementado pelo Ministério da Saúde reafirmando a Política Nacional de Humanização (PNH), na busca da garantia de atenção integral, resolutiva e humanizada. Trata-se de um pensamento seguido de ação envolvendo os usuários, e os trabalhadores na busca da criação de propostas de um espaço físico que acolha os enfermos em suas passagens na busca pela reabilitação da saúde e os trabalhadores no cotidiano da prática de forma menos estressante e mais humana, lançando mão para isto da junção de saberes dos profissionais com participação de um especialista de Arquitetura para que enriqueça com seus conhecimentos e proponha a criação de um ambiente físico que além de bonito promova a sensação de acolhimento em todos os aspectos.

A Ambiência é composta pelos eixos da confortabilidade, do encontro dos sujeitos e pelo eixo facilitador dos processos de trabalho, devendo os eixos estar sempre juntos quando tratamos de Ambiência.

Na prática significa adotar uma postura que se preocupará na construção de um ambiente de saúde   que não mais se constitua em um espaço frio e hostil e sim um espaço acolhedor em atos, fluxos e aparência, ou seja, que possibilite aos olhos e as sensações dos usuários e dos trabalhadores do acolher nos mínimos detalhes, o que se perceberá na fluidez clara dos passos dentro das unidades, no ambiente constituído de cores harmonizadas, de iluminação confortável, de temperatura aquietante, de cheiros e sons relaxantes.

Implantar a Ambiência é agir em prol de tornar um ambiente não cotidiano em um ambiente receptivo e enquanto parte daquele momento de nossa vida, um ambiente bom, onde além do acolhimento afetuoso, as pessoas que nele estarão se contaminarão pela mágica que a proposta sugere, sendo acolhido e acolhedor e que resolve por inteiro o que a subjetividade do usuário e trabalhadores carecem que, é o aconchego de está sendo o foco da preocupação do outro e para com o outro.

O ser que está doente e o ser que cuida da saúde precisam desse acolhimento integral que perpassa a ação de acolher e vai para a composição dos espaços, e se insinua numa recepção sorridente, numa cama bem forrada com cobertores cheirosos, num olhar que entende que o outro se preparou para cuidar e no olhar do usuário que é cuidado ao aprender aprende a retribuir o que lhe é ofertado com tanta maestria em atos e em pequenos cuidados na composição dos espaços.

O Ambiente é feito pelas pessoas que ele o constituem e pelas energias que passa com a beleza ou forma como é pensado este ambiente. Portanto, cuidar da ambiência é cuidar de você também, trabalhador da saúde, é proporcionar  a você também um ambiente acolhedor que magicamente nos impulsiona a acolher. Assim é o SUS que dá certo e construí-lo tem a ver com os esforços de todos nós.

                   “A vida é o que se passa entre os sujeitos, o que requer interação e diálogo na produção de corresponsabilidade e autonomia de todos os envolvidos: Usuários, trabalhadores e Gestores.”

              Tânia de Alcântara Moura Vilela.

                Coordenadora de Acolhimento

                                   CRESS 827

Módulo VIII – 21 e 22 de agosto de 2014.  Atividade concluída em: 03  de setembro  de 2014.

Relatório de Atividade 01: CARTILHA: AMBIÊNCIA

Nome do aluno: Tânia de Alcântara Moura Vilela.

Vínculo: UPA DR. David Disraeli Torres / Viçosa – AL

Tutora: Gilvânia Gomes