Experiências diferenciadas no SUS – meu presente de fevereiro/2014
Tenho acompanhado a HumanizaSUS, e é perceptível o quanto podemos agregar nessa troca diária, que muito nos comunica, muito nos agrega. E depois da leitura cheia de vida, decidi compartilhar uma das minhas experiências com o SUS. Uma participação em que meus "olhos de turista" captou diferenciais nas múltiplas ações desse sistema. E na proposta do que significa humanizar na área de saúde.
Foi na II EXPOGEP – Mostra Nacional de Experiências em Gestão Estratégica e Participativa do SUS. Tive a incrível oportunidade, junto a um grupo maravilhoso da UnB (Universidade de Brasília) de estudantes de Saúde Coletiva e pessoas mais experientes do mercado, de fazer relatorias fundamentais do evento e partilhar tudo que ouvi com toda a comunidade envolvida direta ou indiretamente com saúde.
Desse evento, enorme e grandioso, meus olhos de turista captaram uma questão simples e tão necessária: a humanização que desejamos passa pelo compartilhamento de informações, segundo afirmou a Sra. Ana Paula Girão, na Mostra Internacional de Ouvidorias. Comunicação, essa é a palavra-chave. E cada vez mais, a horizontalização do discurso, que a diferencia na sua essência. Utilizando as palavras de outra palestrante, "é um prazer trazer essa experiência e lembrar a nossa história". Poder compartilhar, trocar, diferenciar. Educação permanente, continuada, compartilhada. A rede de comunicação abre espaço contínuo a infinitas possibilidades. Torna presente a humanização em todos os espaços.
Em fevereiro deste ano ganhei presentes incríveis: um deles, a participação na EXPOGEP, tendo a oportunidade de ouvir, trocar ideias e compartilhar experiências diferenciadas no SUS. Meu presente de fevereiro de 2014.