Capacitação Temática de Mídia e Comunicação 31/07 a 01/08/2014

13 votos

A Coordenação Geral de Saúde das Mulheres, do Departamento de Ações Programáticas Estratégicas (DAPES), da Secretaria de Atenção à Saúde (SAS), do Ministério da Saúde (MS), em parceria com o Instituto Patricia Galvão (SP), realizou entre os dias 31 de julho e 1º de agosto a “20ª Capacitação Temática de Mídia e Comunicação”, voltada para profissionais que atuam na Atenção às Mulheres e Adolescentes em situação de Violência Doméstica e Sexual, na sede do Conselho Regional de Medicina, em São Luis (MA). totalizando 25 participantes, 04 coordena doras: Jacira Melo, Ângela Freitas, Caroline Oliveira e a nível local Silvia Leite – Setor de Atividades Especiais/SAE-Hospital Municipal de Urgência e Emergência Dr. Clementino Moura.  

sam_0294_0.jpg

Participaram profissionais da área da Saúde, Segurança, Justiça, Assistência Social Coordenadoria Municipal da Mulher, totalizando 25 pessoas

dscf1891.jpg

A mesa de abertura teve a participação de Laurinda Pinto – da Coordenadoria Municipal da Mulher, Caroline Oliveira – da Coordenação Geral de Saúde das Mulheres (Ministério da Saúde), Jacira Melo – do Instituto Patrícia Galvão/SP, Kazume Tanaka – da Delegacia Especial da Mulher, Selma Martins – da Promotoria de Defesa da Mulher, e Dorinei Câmara – da Diretoria Administrativa do Hospital Municipal Dr. Clementino Moura.

Da esquerda para à direita: 

1.Laurinda Pinto – Coordenadoria Municipal da Mulher

2.  Caroline Oliveira – Área Técnica Saúde da Mulher/MS

3. Jacira Melo – Instituto Patrícia Galvão/SP

4. Kazume Tanaka – Delegacia Especial da Mulher / SLZ

5. Selma Martins – Promotoria de Defesa da Mulher

6. Dorinei Câmara – Diretoria Administrativa do Hospital Municipal Dr. Clementino Moura.

dscf1895_0.jpg

sam_0292.jpg A capacitação foi ministrada pelas comunicólogas Jacira Melo (Diretora Executiva do Instituto Patrícia Galvão-SP) e Ângela Freitas-RJ. O objetivo foi apresentar os instrumentos para uma boa relação com os meios de comunicação (mídia) diante dos casos de violência registrados nas unidades de saúde, onde os profissionais atuam. A secretária municipal de Saúde de São Luis, Helena Duailibe, participou da atividade no segundo dia do treinamento. Ela saudou o trabalho do Setor de Atividades Especiais e do Ministério da Saúde  na realização do evento. “É fundamental sabermos nos expressar diante da mídia e a capacitação trouxe instrumentos valiosos para os participantes", declarou Helena.

dscf1900.jpg

dscf1901_0.jpg

A metodologia incluiu no primeiro dia a abordagem teórica e no segundo a prática com exercício: entrevista de rádio e televisão. Uma empresa de TV local foi contratada para realizar as entrevistas e em seguida todas as foram analisadas e debatidas no coletivo.

sam_0282.jpg

sam_0231.jpg

Pioneiro – O Instituto Patricia Galvão tem por objetivo a promoção e defesa do direito à comunicação e acesso à informação e das liberdades de opinião e de expressão, com ênfase na promoção da igualdade e equidade de gênero, raça e etnia e na promoção de ações de comunicação que levem a mudanças culturais, de comportamento e mentalidades voltadas ao respeito à pluralidade e diversidade e aos direitos humanos das mulheres.

dscf2059_-_copia.jpg

O Setor de Atividades Especiais / SAE criado em 29/08/2013 teve e tem o apoio da direção geral e administrativa do Hospital Municipal Dr. Clementino Moura. É um espaço (sala estruturada) para atender mulheres, adolescentes e idosas vítima de violência doméstica, sexual, obstétrica e urbana, encaminhadas à Rede de Enfrentamento A Violência constituída pela Segurança (delegacias especializadas), Justiça (Promotorias Especializadas), Unidade de Saúde de Referência, conforme o caso. Foto abaixo

dscf2058.jpg

O kit de informática(monitor, mouse, teclado, no break e estabilizador) e a mobília (02 mesas, 03 cadeiras e 01 armário de duas portas) foram entregues através do convênio celebrado entre a Secretaria de Políticas Para As Mulheres/SPM e a Secretaria de Estado da Mulher/SEMU que repassou em Termo de Uso das Instituições: Justiça, Segurança, Assistência Social  e Saúde entre as quais temos:

1.Rede Federal – Hospital Universitário Materno Infantil;

2.Rede Estadual – UPA Vinhais, Parque Vitória, Itaqui-Bacanga, Cidade Operária, Maternidade Benedito Leite, Hospital e Maternidade Marly Sarney.

3. Rede Municipal – Hospital da Mulher, Hospitais de Urgência e Emergência Dr. Djalma Marques/Socorrão I e Dr. Clementino Moura / Socorrão II, Unidades Mistas Bequimão, Coroadinho, Itaqui-Bacanga, e São Bernardo.

No Hospital Dr. Clementino Moura o SAE o Kit de informática e a mobília funcionam pelo compromisso com a Política Nacional de Enfrentamento, causa da luta das mulheres, pelo acolhimento no momento da dor, pela solução dos casos encaminhados à justiça, pelo retorno das em agradecer ou avisar datas das audiências.

A sala foi idealizada para um atendimento social diferenciado com climatização, uso de uma fragrância suave da AVON gerando a pessoa atendida um espaço humanizado, de acolhimento, de confiança no momento da conversa.

dscf1886.jpg

sam_0267.jpg

O encerramento trouxe a certeza da necessidade de trabalharmos em rede. E assim vamos continuar nos reunindo para avaliar nossas ações.

sam_0312.jpg

sam_0313.jpg

Texto: Silvia Leite e Claudio Eugênio/MS-DAPES