Sarau como instrumento de saúde mental

13 votos

Por Hudson Eygo

O que música e arte têm em comum com a temática da saúde mental?

image_2.jpg

Esse foi o disparador que nós motivou a utilizar um Sarau como instrumento para trabalhar a temática da Saúde Mental como ação na Semana da Acessibilidade no CEULP/ULBRA.

A semana é uma das ações da instituição para trabalhar a inclusão das diversidades no meio acadêmico.

O CEULP/ULBRA conta com o Núcleo de Atendimento Educacional Especializado aos Discentes (ALTERIDADE), um espaço criado com o objetivo dar suporte aos acadêmicos da instituição, no que tange à acessibilidade; processos de ensino e aprendizagem; saúde mental; e desenvolvimento de habilidades profissionais no contexto universitário (Site CEULP/ULBRA, 2014).image_3.jpg

Por meio da dança, música, poesia, os acadêmicos puderam expressar o que pensavam e o que sentiam. Em momentos específicos eram feitas intervenções com falas pontuais com o objetivo de desmistificar mitos a respeito do tema da loucura.

O resultado final foi um ambiente cercado por música, poesia e muito entusiasmo, com a participação de acadêmicos, professores e funcionários da instituição, integrados e abertos a repensar o tema da inclusão no espaço acadêmico.

CLIQUE AQUI PARA LER O TEXTO NA INTEGRA