Sesapi sensibiliza municípios para implantação de ouvidorias

17 votos

ouvid.png

A Secretaria de Estado da Saúde (SESAPI), através de sua Ouvidoria Estadual do SUS, realizou ontem (15),  no município de Floriano, na 10ª Regional de Saúde, uma reunião de sensibilização com a participação dos gestores municipais de saúde e dos diretores de hospitais públicos, para implantação de Ouvidoria nos municípios considerados prioritários dos territórios Vale dos Rios Piauí e Itaueira, Serra da Capivara e Tabuleiros do Alto Parnaíba.

"A Ouvidoria é um canal de comunicação entre o cidadão e o gestor do Sistema Único de Saúde (SUS). É um espaço estratégico e democrático criado para facilitar as manifestações dos usuários do SUS sobre os atendimentos prestados em nossa rede de saúde", afirma Margarete Eulálio, Ouvidora da SESAPI.

Segundo Eulálio, na terça-feira (16), em Teresina terá início a capacitação de nível 1 no Sistema Nacional de Ouvidoria-OuvidorSUS, com ouvidores dos hospitais públicos da capital: Hospital Getúlio Vargas – HGV, Areolino de Abreu – HAA, Hospital Infantil Lucídio Portella- HILP, Maternidade Dona Evangelina Rosa – MDER, Hospital de Doenças Tropicais Natan Portela – IDTNP, HEMOPI), dentre outros setores.

"Na Ouvidoria do SUS a sua sugestão, reclamação, denúncia, solicitação, elogio ou pedido de informação sobre saúde é acolhido  e traduzido como oportunidade de melhoria".

É papel da Ouvidoria:

Fornecer e disseminar informações de saúde;
Espaço de Cidadania;
Mediar acesso ao serviço de saúde;
Instrumentalizar a gestão do SUS;
Registrar, Encaminhar, Acompanhar e dar retorno as demandas dos usuários;
Garantir à comunidade o recebimento de suas manifestações, bem como possibilitar sua participação na avaliação dos resultados obtidos a partir da leitura das demandas, que impliquem em regulação e/ou modificação das políticas públicas de saúde.

Fonte: Assessoria de Comunicação SESAPI