Espiritualidade e Saúde

0 votos

ESPIRITUALIDADE E SAÚDE

Nesse trabalho, parte-se da compreensão de que a educação popular contém instrumentos teóricos e práticos para a abordagem educativas destas dimensões.
Educação em saúde é o campo de prática e conhecimento do setor que se tem ocupado mais diretamente com a criação de vínculos entre a ação médica, o fazer cotidiano e o pensar da população.
No campo da saúde, a educação popular tem sido utilizada como uma estratégia de superação do grande fosso cultural existente entre os serviços de saúde e o saber dito científico, de um lado e, de outro lado, a dinâmica de adoeci neto e cura do mundo popular.
Nesse sentido, a educação popular tem significado não uma atividade a mais que se realiza nos serviços de saúde, mas uma ação que reordena a globalização das práticas ali executadas,
Educação popular é o saber que orienta nos difíceis caminhos, cheios de armadilhas, da ação pedagógica voltada para a apuração do sentir/pensar/agir dos setores subalternos para a construção de uma sociedade, justiça e participação de todos.
A religiosidade presente em autores, como Paulo Freire, também foi percebida como peculiaridade de suas personalidades não aplicáveis à estrutura do pensamento e prática pedagógica da educação popular.
Não se quer com isso, afirmar o caráter religioso da educação popular, mas sim que a forte presença da dimensão religiosa em suas práticas e na formulação de alguns dos pioneiros de sua sistematização teórica.
A convivência intensa de alguns profissionais de saúde com as classes populares e os seus movimentos tem-lhes ensinado um jeito diferente de conduzir seus atos terapêuticos.
A religião popular é um saber e uma linguagem de elaboração e expressão da dinâmica subjetiva, parte da cultura popular, em que a população se baseia para buscar o sentido de sua vida.
Nesse sentido, a ênfase no conceito de espiritualidade, ao invés de religiosidade, pode ajudar a desbloquear resistências, uma vez que se refere a práticas não necessariamente ligadas às religiões.
Assim, a priorização do conceito de espiritualidade inclusivo em uma sociedade que tende para a diversidade cultural