HILP realiza III Seminário Estadual sobre Doença Falciforme

16 votos

anemia.jpg

A Secretaria de Estado da Saúde, através dos Centros de Referência no atendimento aos portadores de Doença Falciforme no Piauí, o Hospital Infantil Lucídio Portela e o Centro de Hematologia e Hemoterapia (HEMOPI), realiza amanhã (18), o III Seminário Estadual sobre Doença Falciforme. O objetivo é a qualificação de profissionais de equipes de saúde da família e de hospitais da rede pública, no diagnóstico, cuidado e tratamento de pessoas com doença Falciforme e outras hemoglobinopatias, permitindo a construção de caminhos consistentes para as referências na atenção integral aos pacientes. A abertura acontece às 8h30, no Diferencial Buffet.

Segundo estimativas do Programa Nacional de Triagem Neonatal, a cada ano, nascem no Brasil cerca de 3.500 crianças portadoras de doença/ anemia falciforme e 20% delas não vão atingir cinco anos de idade por complicações diretamente relacionadas à doença falciforme.    
                                         
"Muitas vezes as pessoas acometidas pela DF encontram-se distantes do Hemocentro, além de não contarem com o atendimento de urgência em centros de referencias. A assistência eficiente mais próxima do local de moradia pode significar intensificação dos cuidados preventivos e uma abordagem terapêutica precoce com redução de danos", afirma a médica Gildene Alves da Costa.

Na programação várias palestras e mesas-redondas. Logo após a abertura,  será apresentado o Panorama Geral da Assistência à DF no Brasil, pelo  Dr. Tiago Novais, do Ministério da Saúde. O evento vai até o dia 19, sempre no periodo da manhã e tarde.

Fonte: Assessoria de Comunicação SESAPI