CAPS II- PRADO VEPPO /ESTÁGIO 4° SEMESTRE

12 votos

alianca_com_deus.jpg

Estágio no CAPS II – Prado Veppo. O Centro de Atenção Psicossocial II – Prado Veppo presta serviço a pessoas com transtornos mentais graves.

As instalações do CAPS II Prado Veppo são amplas e com uma estrutura adequada para atender as necessidades dos pacientes e dos funcionários, resultando em um atendimento qualificado. O número de pacientes atendidos é bem alto, em torno de 800 pacientes, sendo que, alguns procuram os serviços com o propósito de consultar, e outros participam das oficinas, que são oferecidas de segunda a sexta. E também recebem três refeições diárias.
  O CAPS Prado Veppo conta com uma equipe multiprofissional, formada por psicólogos, médico psiquiatra, fisioterapeuta, técnico administrativo, técnico em saúde mental, técnico em enfermagem, enfermeiro e serviços gerais.
.  Ao chegar ao CAPS, o paciente passa por um acolhimento, e na sequencia é feito um plano terapêutico específico para cada usuário, que inclui atendimento psiquiátrico e participação em grupos terapêuticos, como oficinas de artesanato.
Apesar de iniciar o estágio nesta semana, percebi que a casa traz muitos benefícios para os frequentadores. Um pouquinho de atenção e esperança as pessoas que contam com o trabalho desses profissionais que lá estão, é o que muitos buscam. Também identifiquei dois tipos importantes de acolhimento um que se dá através de profissionais, que ali estão para recebê-los e o outro tipo são as amizades que se formam por lá, e consequentemente o convívio social, tão significativo para alguns, que poderá até influenciar positivamente em seus tratamentos.

Referencias:

https://www.santamaria.rs.gov.br/noticias