PNH aposta em mídia tática para retratar o SUS

19 votos

 

oficina_tvt_3.jpg

Realizada ontem, a oficina de Mídia Tática da Política Nacional de Humanização (PNH) em parceria com a Tv dos Trabalhadores (TVT), teve a participação de nove apoiadores da PNH, o encontro é coordenado por pesquisadores do Laboratório de Inteligência Coletiva da USP e profissionais da Tv dos Trabalhadores (TVT).

Essa é a segunda formação realizada esse ano, a intenção é ampliar a sensibilidade dos apoiadores no que se refere à comunicação da PNH, possibilitando assim, maior poder de documentação, visibilidade e divulgação dos projetos e das experiências do SUS nos territórios.

Durante a visita guiada, o grupo pode conhecer mais sobre a história da TVT, que surgiu a partir da luta dos trabalhadores do ABC paulista pela democratização da comunicação e o direito de retratar outras versões e fatos muitas vezes ignorados pela grande mídia.

Esta iniciativa é parte das novas estratégias de comunicação da Política Nacional de Humanização, que ao longo de 2014 investe em 12 programas de tv, 52 programas de rádio e produção de 96 pautas sobre humanização, para distribuição na imprensa.

Durante a oficina são realizados vídeos, rodas de conversa sobre a comunicação de um modo geral e dicas de como fazer a cobertura de eventos e reuniões de maneira inteligente, utilizando recursos simples como o celular.

Além disso, os apoiadores são instigados a pensar como comunicadores do SUS em seus territórios identificando o modo participativo da PNH em suas ações.

Até o mês de novembro serão realizadas outras duas formações, assim a PNH terá todo seu quadro de apoiadores formados e aptos a retratar e amplificar a humanização do SUS. “Saio com o peito cheio de esperança. Feliz pela oportunidade de conhecer gente tão militante e competente lutando pelo País e pelo SUS, “ finaliza o apoiador da PNH, Anselmo Clemente.