Programa PET-Saúde: desafios e caminhos para a integração das políticas pública

17 votos

Por Walquerley Ribeiro

O Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde – PETs, foi desenvolvido pelo Governo Federal, com o objetivo de melhoria dos serviços oferecidos pelas instituições de saúde, através da capacitação e estimulando a produção do conhecimento nos acadêmicos. O programa é direcionado aos cursos da área da saúde: Medicina, Enfermagem, Nutrição, Farmácia, Serviço Social, Fisioterapia, Biomedicina e Psicologia.

O PET-Saúde, busca aproximar os futuros profissionais com a realidade das comunidades atendidas pelas políticas públicas de saúde, através de pesquisas, articulações das práticas e dos serviços, no sentido de integração das atividades. Os acadêmicos bolsistas, auxiliados pelos tutores das universidades e os preceptores, profissionais que atuam nas instituições de saúde, acompanham os atendimentos nas redes públicas e fazem um mapeamento dos serviços e das famílias atendidas, identificando suas necessidades, para as ações de intervenção e solução nos projetos.

O programa oferece como incentivo, uma bolsa no valor de R$ 400,00 para os selecionados. Ismarina Ferreira Fernandes, 23 anos, é estudante do 4°período no curso de psicologia do CEULP/ULBRA. Ela conta que, participou do processo seletivo do PETS-Saúde, com interesse no benefício da bolsa. “Hoje, é a única renda que eu tenho, essa bolsa do PETs, ajuda a custear, transporte, xerox, livros…”, diz.

pet_encena.jpg

Ismarina Ferreira Fernandes, acadêmica bolsista do projeto em Saúde Mental – Foto: Walquerley Ribeiro

Projeto: Saúde Mental – Rede

Um dos projetos selecionados pelo Ministério da Saúde tem o objetivo de, articular o Sistema Único de Saúde-SUS e o Sistema Único de Assistência Social-SUAS, integrando os equipamentos desses serviços oferecidos por essas duas instituições em contexto com as redes de atenção em saúde mental. O projeto foi desenvolvido pelas parcerias entre a Universidade Luterana do Brasil – CEULP/ULBRA, Universidade Federal do Tocantins – UFT e Secretaria de Saúde da cidade de Palmas-TO.

De acordo um dos tutores do projeto, o professor de psicologia do CEULP/ULBRA, Jonatha Rospide, a ideia é fazer um mapeamento de todas as potencialidades e fraquezas desses atendimentos e que melhorariam com a integração dos serviços entre o SUS e o SUAs. “Percebemos que existem varias famílias atendidas pelos equipamentos da saúde mental do SUS e ao mesmo tempo por equipamentos do SUAs. Diante disso, podemos trabalhar juntos com esses instrumentos para chegarmos na integralidade, que é um dos princípios do SUS”, diz

pet_encena_2.jpg

O psicólogo, Jonatha Rospide, destaca ainda, a importância do projeto no âmbito acadêmico. “São diversos os benefícios recebidos por esses estudantes bolsistas, a produção de conhecimento, uma melhor formação alinhada com as condições, práticas e realidade dos serviços. Certamente vão poder contribuir melhor com as políticas públicas de acordo com as necessidades da população”, finaliza.

CLIQUE AQUI PARA LER O TEXTO NA ÍNTEGRA