CONSCIENTIZAÇÃO PARA REDUZIR O ABSENTEÍSMO NA SAÚDE – É O MESMO QUE PEDIR NÃO FALTE AS CONSULTE E EXAMES
NÓS SABEMOS QUE É DIFÍCIL CONSEGUIR VAGAS PARA CONSULTAS E EXAMES , POR ISSO É IMPORTANTE QUE NÃO FALTE E CUIDE-SE , PREVINA-SE , MAS SE PRECISAR FALTAR LIGUE E INFORME SOBRE A SUA AUSÊNCIA PARA QUE POSSA OUTRA PESSOA SER AGENDADA. PARA CONHECIMENTO EXISTE UMA MÉDIA DE 30% DE FALTAS E ISSO SIGNIFICA DIZER DE FORMA SIMPLES QUE 3 PACIENTES A CADA 10 CONSULTAS AGENDADAS FALTAM E ESSA FALTA INTERFERE NA SAÚDE DE OUTRA PESSOA QUE PODERIA SER ATENDIDA.
E QUE CABE TAMBÉM AOS GESTORES CRIAREM NOVOS MECANISMOS PARA REDUZIR ESTE ABSENTEÍSMO QUE NADA MAIS É DO QUE FALTAR A UM COMPROMISSO.
4 Comentários
Faça login para comentar e recomendar este post a outros usuários da rede.
Por nilza
Ola
Marcelo
Não é um compromisso com o gestor , mas sim do paciente com ele mesmo , não deixe de se cuidar e se por algum motivo não puder ir avisar para que outra pessoa possa ser chamada e a consulta reprogramada , mas o que acontece é que digo em especial na cidade que moro São Vicente , a média é de 30% de absenteísmo , que é muito alta e que de cada 10 pessoas , 3 faltam e essa situação é muito mais do que números .
Mas, sim o fato do paciente não continuar a se cuidar , se prevenir , se tratar , porque ninguém quer parar em um Hospital por não ter se cuidado e na cidade que moro nem leitos temos , e mesmo que tivesse desejo saúde a todos.
É necessário ter ferramentas informatizadas e na cidade não temos é algo que também interfere em um acolhimento e marcação de consultas e exames , mas mesmo que tivesse o melhor sistema de informatização é preciso que se tenha médicos qualificados e capacitados sempre e que a sociedade participe com suas cobranças para melhorar o atendimento , e é claro que se faz necessário um aumento nos investimentos na saúde do país .
A mensagem principal é de que o paciente cuide-se, previna-se , não falte para seu próprio bem , mas se precisar faltar que avise ao local com antecedência para que outro usuário tenha a oportunidade de ser atendido e assim seguindo este raciocínio , o absenteísmo seja reduzido ao máximo e é uma questão de humanização e solidariedade com cidadania.
Não é algo que prejudique o usuário, mais do que já está prejudicado com a falta de especialistas pelo país de atenção especializada e exames mais rápidos.
Espero que entenda , que a falta de compromisso é principalmente do usuário com ele mesmo.
O principal é que não deixe de se cuidar , não de oportunidade de um problema pequeno se tornar uma doença, e que sim os gestores de todo o país e o sistema SUS precisa urgente de mudanças que melhorem o acolhimento , o tratamento do usuário e que cabe aos mesmos aumentar o PIB para a saúde já, e com fiscalização forte para que desvios de verbas não ocorram , se houver realmente transparência , para que o cidadão possa acompanhar e fiscalizar .
É isso , não devemos ficar pensando na falta de compromisso deles , mas sim cobrar o que está na Constituição e que é uma obrigação e se as empresas particulares precisam sempre melhorar em seus atendimentos, os órgãos públicos precisam ser melhor ainda , pois não tem a preocupação direta no lucro , mas sim pela arrecadação de impostos.
Gostei da sua mensagem e espero que tenha entendido , que não estou satisfeita com os serviços púbicos , mas desejo que as pessoas não deixem de se cuidar e reclamem sobre a falta de um acolhimento junto a ouvidoria da secretaria da cidade, do MP , mas reclame e isso eu faço por escrito , porque as palavras se perdem no ar.
O compromisso nós devemos cobrar todos os dias de todos .
Abraços
Nilza
Por valmeida
Boa tarde
Como é possível, se os profissionais que são responsáveis a entregar os agendamentos, ou entregam muito próximo da data, não dão chance para o usuário se programar para a data agendada, ou simplesmente não entregam, e aí o paciente nem fica sabendo da sua consulta, é difícil, se cada um cumprir com suas atribuições, quem sabe se resolva a questão do absenteísmo.
Por nilza
Concordo , com você Valmeida , é que a situação está muito difícil para nós usuários e que a falta de um paciente , reflete em outro que poderia ser atendido, mas como estamos no Brasil e que é um país de proporções continentais e que cada município tem suas peculiaridades e que infelizmente não temos um padrão de qualidade em todos os procedimentos administrativos e de gestão do SUS .
Quando fiz este post , é que na verdade , apesar se sabermos da falta de compromisso para a criação de um sistema informatizado e que envie torpedos para os pacientes e fora isso ainda mesmo que tenhamos este procedimento , precisamos de médicos .
Então , pela média nacional e na cidade que moro chama a atenção e sei que são vários os motivos que influenciam a falta do paciente a consulta , é muito alta 30% , não tem como não ficar observando não pelo número em si, mas das pessoas não ir as consultas e exames , em São Vicente que é a cidade que moro e uso o SUS .
Posso elencar pelo menos 6 motivos principais , mas se conseguiu marcar a consulta e não puder ir , que ligue e informe para que outra pessoa possa ter a oportunidade de ser atendida e cabe ao gestor/ sistema reprogramar a nova consulta do paciente que não pode comparecer.
É difícil entender que em um mundo globalizado , digo pela cidade que moro , estarmos longe de um sistema de programação / reprogramação de consultas e exames , parece que estão fazendo algo a respeito , mas são anos e anos de descaso, e sistema de gestão informatizado não começou no mundo agora. Mas, como não dá para mudar o passado , que melhorem o presente para que as gerações tenham futuro .
E volto a dizer que não adianta sistema informatizado, sem médicos e que a proposta principal do post é que a pessoa se cuide, previna-se e sabendo das dificuldades que é para se conseguir uma consulta e um exame , não deixe passar , ela paciente tem o direito à saúde , que é um dever do Estado em sua gestão tripartide (união, Estado e Município) .
A mensagem é não deixe de se cuidar e se não está sendo bem atendido , escreva , reclame , fale com a ouvidoria da secretaria de saúde de sua cidade.
Abraços
Nilza
Por Marcelo Dias
fiquei refletindo sobre sua última frase, "faltar a um compromisso".
Para que ocorra uma falta, é necessário que exista realmente um compromisso. E para haver um compromisso, é necessário que este tenha sido pactuado. Como fazer isso? ACOLHIMENTO,,,,,
Abraço, Marcelo.