CAPACITAÇÃO DE CONSELHEIROS DSEI INTERIOR SUL INCLUSÃO DA SAÚDE INDÍGENA EM PAUTA

14 votos

Quero falar da emoção e da razão. Daquilo que o século XVIII tentou nos enganar, declarando incompatíveis e inimigas. O encontro no DSEI Interior Sul nesta semana provou, mais uma vez, que essa dicotomia é um engôdo. Um encontro, a título de capacitação, que se mostrou uma prova da capacidade da PNH e do Movimento HumanizaSUS de rever noções, de lidar com o diverso, de encontrar no outro a si mesmo.

Assisti o cacique chamar seus “comandados” de parentes. Vejam, “parentes”. Parente é aquele que tem o mesmo sangue e que, por isto, é o próximo do próximo.

Presenciei outras modalidades de escolha do que representa. Na primeira olhada, um estranhamento. Na segunda, o ouvido aguçado pelo coração e pela mente. Na terceira, envolta em diálogo, mesmo que eventualmente tenso, a compreensão dos modos do outro de levar a vida.

Os valores são outros, as medidas são diversas. Contudo, o humano emerge rasgando o estatuto da indiferença. Aí, a razão, essa invenção humana, cede espaço para a identificação e, com ela, a emoção.

O sentimento de me encontrar no outro tão diferente. 

O DSEI Interior Sul começou um processo que ainda tem um longo caminho pela frente. O primeiro passo foi dado em dois dias de reflexão e emoção.

A palavra é Inclusão.