HUAna se veste de rosa para lembrar a prevenção do câncer de mama

10 votos

laco.jpg

Com o intuito de dar visibilidade à importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama, o Hospital de Urgências de Anápolis Doutor Henrique Santillo (HUAna), promove o “Outubro Rosa”, uma campanha de conscientização realizada por diversos entes no mês de outubro dirigida à sociedade e às mulheres.

Durante todo o mês serão realizados eventos dentro da unidade e externamente por meio de parcerias, com intuito de agregar o público interno e toda a sociedade, alertando sobre a doença, além da iluminação rosa, que deve permanecer ao longo do mês na área externa do hospital.

No dia 24 de outubro, em parceria com o Brasil Park Shopping, acontece uma grande mobilização que ao longo do dia disponibilizará médicos e enfermeiros para promover palestras e mini workshops sensibilizar as mulheres que estiverem no local, sobre o câncer de mama.

Entre os dias 27 a 31, as colaboradoras, acompanhantes e pacientes do HUAna participarão de uma semana de valorização, capacitação e alerta, por meio de palestras sobre a prevenção do câncer de mama; dia da beleza; café da manhã especial e o projeto Sons do Coração, que traz música ao hospital.

Segundo a coordenadora da Assessoria de Qualidade do Hospital de Urgências, Vanessa Lobo, o evento é importante tanto para a comunidade hospitalar, como para a sociedade. “Pensamos nessa mobilização para mostrarmos a importância da prevenção desse câncer que é primeira causa de mortes frequentes em mulheres no Brasil”, aponta.

Dados

O Ministério da Saúde aponta que para o Brasil, em 2014, são esperados 57.120 casos novos de câncer de mama, com um risco estimado de 56,09 casos a cada 100 mil mulheres. Na faixa prioritária, que vai dos 50 aos 69 anos, o aumento foi 21%, mas a intenção é que este número cresça mais ainda.

Sem considerar os tumores de pele não melanoma, esse tipo de câncer é o mais frequente nas mulheres das regiões Sudeste (71,18/ 100 mil), Sul (70,98/ 100 mil), Centro-Oeste (51,30/ 100 mil) e Nordeste (36,74/ 100 mil). Na região Norte, é o segundo tumor mais incidente (21,29/ 100 mil).

Lembrando que o exame é o mais indicado para detectar precocemente a presença de nódulos nas mamas, além de exames clínicos e laboratoriais que auxiliam a estabelecer o diagnóstico de certeza.