Unidade de Humanização realiza acolhimento de bolsistas e voluntárias de Projeto no HUUFMA

14 votos

Trata-se do Projeto Classe Hospitalar: estudar, uma ação saudável que contou com palestras e rodas de conversas na programação de acolhimento.

20141023_114209.jpg

 

O evento foi realizado no dia, 23, na sala de convivência do NASA e contou com a presença de alunas bolsistas e voluntárias do projeto, a professora orientadora da UFMA, Francy Rabelo, além de profissionais do Hospital Universitário da UFMA.

A programação contou com o acolhimento de boas vidas feito pelas Relações Públicas da Unidade, Marcela Coelho, seguida da coordenadora Nara Gurgel. Em seguida as acadêmicas de pedagogia tiveram a palestra Biossegurança e Higienização de Brinquedos, realizada pela terapeuta ocupacional da Internação Pediátrica Angela Cecim, que apresentou um pouco sobre a importância da segurança do paciente, no que tange a saúde do profissional e a saúde do paciente, principalmente com os instrumentos de trabalho como livros, brinquedos, lápis de colorir, cola, etc.

20141023_103059.jpg

Dando continuidade à programação a nutricionista da Internação Pediátrica, Milena, ressaltou a importância da alimentação na recuperação das crianças, lembrando que a dieta é estabelecida de acordo com cada patologia. Orientou também que as acadêmicas tomem cuidado em não realizar refeições na frente das crianças, o que pode gerar estresse na criança que cumpre uma dieta.

Em seguida, a coordenadora do projeto no HUUFMA, a pedagoga Joanilde Pires, falou um pouco sobre como é essa parceria com a UFMA e como é realizado o trabalho com as crianças na Internação Pediátrica. Em seguida, a professora Francy Rabelo, orientadora das acadêmicas, mostrou os principais resultados dessa parceria desde o ano de 2007 com a aprovação do projeto de extensão e ressaltou a importância da parceria do Serviço Social e da Secretaria Municipal de Educação, pois de acordo com ela a pedagogia hospitalar precisa ser institucionalizada. “Devemos pensar na criança como sujeito de direito, a educação precisa estar em qualquer lugar que ela esteja inserida.”, afirmou Francy Rabelo.

Finalizando as atividades, os presentes puderam participar de uma roda de conversa sobre a inserção do projeto na UTI Pediátrica, com a participação dos enfermeiros Danilo Marcelo e Sandra, que apresentaram como é a rotina do serviço e a necessidade de que as programações cheguem a essas crianças, além de discutirem a parceria com o serviço de psicologia, representado pela psicóloga Tônia Loiola, no qual puderam ouvir sobre a experiência da psicologia e algumas contribuições para crescimento e enriquecimento do projeto.

20141023_111251.jpg