Mastectomizada – Uma linda Mulher!

17 votos

Conheci Lourdinha Borges em 2009, por ocasião de um processo judicial que movi em seu favor. Em 1995, aos 44 anos de idade, Lourdinha se viu viúva após a morte de seu marido e companheiro por 25 anos, com dois filhos adolescentes para cuidar, educar e sustentar sozinha. Em 1997, após dois anos de muita dor e superação da perda do marido, embora permanecesse profissionalmente muita ativa como educadora, Lourdinha começou a sentir um cansaço intermitente, motivo da realização de uma bateria de exames, que indicaram ser ela portadora de câncer de mama.

008_8_0.jpg

Tela pintada por Lourdinha, integrante de uma coleção sobre as fases do câncer de mama

Em 2009, após 12 anos do diagnóstico, Lourdinha já havia passado por duas mastectomias, de ambos os seios, quimioterapias, hormonioterapias e implante de cateter Port para acesso vascular, sempre lutando para superar o câncer que a acometia e para tentar viver melhor. Mas sentia muitas dores no corpo. A suspeita era metástase, que poderia ser constatada previamente através do exame PET/CT, ainda não disponível pelo SUS até então.

O plano de saúde não autorizou o exame, e Lourdinha queria criar jurisprudência para abrir a possibilidade de realização do PET/CT pelo SUS porque sabia que muitas mulheres, entre elas as frequentadoras da ONG Estrela da Mama, fundada por ela na cidade Praia Grande/SP, não tinham alternativa senão recorrer ao sistema público de saúde.

recado_estrela_da_mama_0.jpg

Recado colado a um quadro negro logo na entrada da ONG Estrela da Mama

Entramos com o processo e, apesar do risco de metástase consistir em um claro motivo para a concessão da liminar, o Juiz que recebeu o processo negou o pedido, alegando falta de urgência. Embora eu tenha ficado atordoada com a ignorância e insensibilidade do magistrado, ao comunicar o fato a Lourdinha ela se mostrou muito tranquila, dizendo que confiava no meu trabalho e dedicação, e que tinha fé que conseguiríamos reformar essa decisão. E alguns dias depois, a ordem liminar foi concedida pelo Tribunal de Justiça, e Lourdinha fez o PET/CT no Hospital A. C. Camargo pelo SUS.

Essa força indestrutível da Lourdinha foi a minha inspiração e guia quando no meu segundo processo pessoal de diabetes, para receber a bomba de infusão de insulina e insumos, a liminar foi negada por eu ser advogada, casada e residente no bairro de Higienópolis. Lutei e confiei como Lourdinha, e essa decisão também foi reformada, e hoje recebo do SUS todos os meses os insumos da bomba de infusão de insulina, também concedida pelo sistema público de saúde.

002_2_0.jpg

Em 19 de setembro de 2014 Lourdinha e a ONG Estrela da Mama promoveram uma noite de gala em Praia Grande/SP, com apresentação do coral "Estrela da Mama" e o desfile "Mastectomizada – Uma linda mulher!" em que 17 mulheres mastectomizadas passaram por um tapete vermelho enquanto Lourdinha contava num microfone suas histórias de vida: como conheceram seus maridos, se já haviam reconstruído a mama ou não, se tinham medo disso, seus sonhos… Enfim, as mulheres desfilaram toda a sua humanidade com a beleza peculiar da vivência de cada uma delas.

2014-09-19_21.19.25_0.jpg

Coral Estrela da Mama

 

dscn8701_0.jpg

Desfile "Mastectomizada: Uma linda mulher!"

No mesmo dia também houve o relançamento do livro que Lourdinha escreveu contando sua experiência com o câncer de mama e sua redescoberta como mulher dotada de sonhos e desejos, mesmo após a mastectomia, chamado "Câncer, vida e sensualidade", para arrecadar fundos para a ONG, que depende de doações para manter os trabalhos de  orientação e apoio às mulheres com câncer de mama.

cancer_vida_e_sensualidade_0.jpg

Depois de tantos momentos de extrema sensibilidade, Lourdinha me surpreendeu com uma homenagem – flores! adoro rosas! – e me convidou a encampar a luta para que o SUS estadual retome o convênio que tinha com o Hospital Sírio-Libanês – melhor centro hospitalar para realização de mastectomia no Estado de São Paulo, cancelado pelo Governo Geraldo Alckmin há um ano e meio.

fotos_lourdinha_1_0.jpeg

Aceitei o convite de Lourdinha, e começarei a campanha via redes sociais para a volta do convênio de São Paulo com o Sírio-Libanês, para que todas as mulheres do Estado possam fazer a mastectomia pelo SUS neste Hospital, como ocorria até um ano e meio atrás.

Para tanto criei a seção "Estrela da Mama" no meu blog (no blog fórum Diabetes e Democracia as postagens estarão na seção "Democracia"), onde publicarei as histórias de todas as participantes do desfile, que passaram por mastectomia(s), e que são lindas mulheres. A primeira linda mulher mastectomizada já está lá, e é Lourdinha Borges.

convite_0.jpg

Repassarei os links das histórias por twitter e facebook para a Secretaria do Estado da Saúde de São Paulo e para o Hospital Sírio-Libanês, pedindo o retorno do convênio estadual. Convido a todos que queiram nos ajudar para retuitar e compartilhar os links.

No início deste ano de 2014, o PET/CT foi incorporado ao SUS, tornando realidade o sonho de 2009 de Lourdinha. Espero que lutando juntas e juntos, este sonho de agora, de retomada do convêncio estadual para a realização da mastectomia no Sírio-Libanês por todas as mulheres do Estado de São Paulo, seja novamente uma relidade presente na vida das usuárias do sistema público de saúde.

2014-09-19_22.49.41_0.jpg

fotos_lourdinha_0_0.jpeg

Criei um álbum público com mais fotos do evento, que pode ser acessado pelo link: https://www.facebook.com/media/set/?set=a.10152402709082361&type=1&l=153384853d