Iniciada formação da nova equipe de facilitadores da Unidade de Humanização do HUUFMA

13 votos

 

img-20141031-wa0019.jpg

Uma das metas para os anos 2014/2015 é a formação da nova equipe de facilitadores da Unidade de Humanização. A metodologia de aprendizado da Política Nacional de Humanização/MS teve inicio com a formação para a condução do processo de mudança cultural no Hospital Universitário, que foi ministrado pela consultora de Humanização do Ministério da Saúde, Luciana Mesquita de Abreu nos dias 01 de 02 de outubro.

No último dia 06 de outubro o grupo começou o seu primeiro estudo com a leitura e discussão sobre a cartilha “Grupo de Trabalho de Humanização”, para que pudéssemos entender qual o nosso papel no Hospital Universitário. Processos de trabalho é um tema recorrente dessa cartilha, portanto, percebeu-se a necessidade de um estudo mais aprofundando sobre processos. O chefe do Setor de Gestão da Qualidade, Paulo Cruz, foi o instrutor, ele apresentou de forma sucinta sobre o processo, como se caracteriza e seus principais componentes.

Desde então o grupo já teve três encontros, os momentos acontecem sempre no próprio setor, às terças-feiras, alternando entre os horários da manhã e da tarde. “Visita aberta e o direito ao acompanhante” já foi um dos temas debatidos nos estudos. Depois de entendermos um pouco os conceitos, pudemos discutir sobre o funcionamento da visita aberta no HU e compartilhar as experiências que cada uma já vivenciou no seu ambiente de trabalho enriquecendo mais ainda o estudo. O próximo encontro esta marcada para o dia 4 de novembro, às 10h.