Tenda do Conto na Revista Vida Simples: Aos Cuidadores de Histórias!
Amigos e amigas da RHS,
É com imensa alegria que venho compartilhar uma alegre notícia : a nossa Tenda do Conto está na edição de Novembro da Revista VIDA SIMPLES!
Leandro Quintanilha, na coluna “Gente Incrível”, traz de modo breve, mas com muita delicadeza, a experiência da Tenda do Conto:
“A estrutura é simples: reunidos ao redor de uma mesa, com objetos de memória afetiva que trazem de casa, os participantes abrem o coração. Retratos, cartas, livros de poemas, peças de roupa (já teve até um vestido de noiva). Uma pessoa por vez ocupa a única cadeira de balanço do lugar para revelar o que bem entender: “o grupo acaba se revelando uma rede de afeto e solidariedade em uma época de relações tão velozes”.
[…] Em vez de focar apenas nos sintomas e na doença, os pacientes se concentram nas próprias forças, ancoradas na memória, reavivada pela narrativa, pelos objetos íntimos e pela atenção dos ouvintes…É empatia como tratamento; reconhecimento como remédio.”
À Equipe da Tenda do Conto, à equipe de comunicação da Política Nacional de Humanização (em especial, Deborah de Paula que teceu com alegria e ternura o acontecimento), ao grupo de editores da RHS, dedico esse momento reconhecendo-os como “gente incrível”: gente cuidadora de histórias!
17 Comentários
Faça login para comentar e recomendar este post a outros usuários da rede.
Temos muito orgulho de tê-la escutado!
Rubem Alves diz que " comunhão é quando a beleza da gente e a beleza do outro se juntam num contraponto".
Somos muito gratas por esses momentos de comunhão.
e eu grata pelo presente que vc ofertam a nós trabalhadores, formadores da saúde!
apaixonada por essa intervenção simples, operativamente falando e de uma riqueza e potencial que não se mede!
Por debsouza
Querida Jacqueline,
Essa tenda é tão linda que muitas pessoas precisam conhecê-la. Essas histórias todas são nossas. A primeira vez que ouvi falar da Tenda do Conto, pensei na fogueira, na mesa, na festa e na morte. É em volta disso que a gente se reúne para contar nossas histórias, rir, chorar, brigar e fazer a paz. Parece que a Tenda do Conto reúne tudo isso num projeto de cura poético.
Parabéns à você e todas as equipes que fazem parte desse trabalho. Fico feliz que os editores da revista Vida Simples tenham acolhido a pauta (E você combina mesmo com a coluna "Gente incrível").
Saiba que todos envolvidos no Projeto de Divulgação da PNH estão vibrando com você e o pessoal da Tenda! Nossa fogueira está acesa e a cadeira de balanço só falta voar.
um beijo,
Déborah
Querida Déborah,
Teu pensamento primeiro sobre a Tenda é primoroso!
Gente reunida…fogueira, mesa, festa e morte.
Fogueira – vida que incendeia; mesa em torno da qual a vida é sorvida gota a gota; dores e alegrias partidas e repartidas.
Penso nos objetos expostos e nas histórias contadas….sim, eles trazem lembranças daquilo que é vivido JUNTO: o debulhar do feijão – mãos que se tocam e trabalham em torno da mesma bacia; cantigas cantadas sob o sol na colheita do algodão; o descaroçar e o tecer dos pavios que queimam na lamparina iluminando as noites.
Seguimos colhendo, pilando, moendo, fazendo festa…juntos no descaroçar da vida.
Com carinho, deixo um poema de Quintana:
INSCRIÇÃO PARA UMA LAREIRA
“A vida é um incêndio: nela
dançamos, salamandras mágicas
Que importa restarem cinzas
se a chama foi bela e alta?
Em meio aos toros que desabam,
cantemos a canção das chamas!
Cantemos a canção da vida,
na própria luz consumida…”
Parabéns Jack, por mais uma conquista, saiba que estou longe mais contínuo vibrando pelo sucesso que a tenda faz, sucesso esse que nos faz acreditar que quando queremos e acreditamos fazemos a diferença.
Beijos!
Eliene Medeiros.
Eliene querida,
Estaremos aqui… é só chegar!
Um beijo,
Jacque
Por fabiobhalves
… que belo TRABALHO …
Penso que é isto: os sentimentos de VITÓRIA!!!
Saudações de Fábio BH Alves e até a VITÓRIA!!! (Coordenador da PNH)
É isso, Fábio!
Comemoremos juntos cada vitória!
Um abraço,
Jacque
Contar histórias é uma forma ancestral de cura, constrói subjetividades, inventa modos de vida e cuida deles. Escutar as histórias das pessoas produz saúde para quem conta e para quem ouve. Evoé, Jack e todos que fazem as tendas na condição de dispositivos de cuidado.
Tuto
Evoé, querido Tuto!
Jacque: que o maravilhoso trabalho da Tenda continue dignificando as histórias de vida das pessoas! Não há melhor projeto de saúde do que isso… Parabéns!
Você dialoga com esse outro trabalho interessantíssimo?: https://redehumanizasus.net/87635-reconstruindo-historias-de-vidas#comment-28107
Abraços
Stella Maris
Olá, Stella!
Grata pelo apoio! Muito bom ver espaços de escuta se disseminando e contagiando…valeu a dica de leitura do post Reconstruindo Histórias de vidas.
Um beijo,
Jacque
Por Rose Delgado
Jaque,
sempre que escuto ou leio sobre a Tenda do Conto sinto uma enorme vontade de vivenciá-la, conhecê-la, experimentá-la (já conversamos sobre isso). Lembra?
A Tenda é uma tecnologia do cuidado que precisa ser compartilhada. Direi dela aqui em terras baianas, mais especificamente no município de Camaçari, onde tenho inserção na saúde mental.
Grande abraço!
Claro que lembro, Rose!
Seria bom demais ver a tenda do Conto acontecer em terras baianas!
Beijão,
Jacque
Querida Jack!
A tenda do conto seja vivenciada ou uma leitura do post sobre a
reportagem é impressionante o seu efeito curativo, nos transportando a nosso (re)
encontro da poética da vida a ser vivida, muito obrigada por esse compartilhar o qual
me afetou salutarmente no final deste dia.
Bjs…
Contente de reencontrá-la por aqui…
Bj,
Jacque
Por patrinutri
Gente incrível, é deste grande tesouro que o SUS se faz!
Histórias de vida que produzem a cura de males!
Produção de vida por histórias, arte, cuidado e atenção!
Ouvir com sensibilidade, grande receita para curar muitas coisas!
Tenho muito orgulho de já ter sentado neste poltrona para compartilhar minhas lembranças e sentir assim a potência curativa deste cuidado!
Parabéns a todxs que acreditam e fazem acontecer este trabalho!
Um especial carinho a nossa Jacquelinda, agora mais linda retratada nesta ilustração que marca as linhas de vida que percorrem seu fazer pela saúde pública em Natal RN!
Patrícia