BENEFÍCIOS DA IMPLANTAÇÃO DA BRINQUEDOTECA EM UNIDADES BÁSICAS DE SAÚDE

16 votos

Projeto de intervenção realizado no município de Parnamirim-RN na UBS Monte Castelo, com o seguinte tema “BENEFÍCIOS DA IMPLANTAÇÃO DA BRINQUEDOTECA EM UNIDADES BÁSICAS DE SAÚDE”, realizado por acadêmicos do 2º período de Medicina da Universidade Potiguar, orientado por Dra. Aline Espanhol.

imagem3.jpg

INTRODUÇÃO

O surgimento das brinquedotecas tem como finalidade resgatar e garantir o direito à brincadeira e à infância, visto que é um espaço preparado para estimular o desenvolvimento motor e psicossocial da criança, possibilitando a interação dela com o ambiente da Unidade Básica de Saúde (UBS).
A implantação dessa estrutura faz parte de ações de humanização do serviço, proporcionando um ambiente enriquecedor que oferece estímulos de socialização entre crianças. Afinal, é o espaço ideal para que seja cultivada uma forma de convivência espontânea democrática, calçada no respeito mútuo e renovada pela postura criativa de seus participantes. Por isso, observamos que a instalação dessa ideia trazia consigo uma forma de melhorar a receptividade das crianças ao atendimento médico e promover o cuidado à saúde desde a infância.

MATÉRIAIS E MÉTODOS

O projeto foi realizado pelos alunos do segundo período do curso de medicina da Universidade Potiguar, montando uma brinquedoteca na UBS de Monte Castelo localizada no município de Parnamirim/RN, a partir de coleta e doações de brinquedos. A ideia surgiu sob a orientação do diretor e funcionários em virtude do grande número de crianças na faixa etária de zero a doze anos que frequentam a Unidade, buscando uma solução para preencher seu tempo e integrar as consultas à um espaço infantil.
No dia 27 de maio no turno da manhã, montou-se uma Brinquedoteca na UBS, usando como espaço uma sala ampla que estava vazia. Em sequência, foram passadas orientações aos funcionários da Unidade a cerca dos utensílios lúdicos adequados para cada faixa etária, sua higienização, manuseio, conservação do espaço e manobras em caso de acidentes. Enquanto que, na sala de espera, era realizada uma roda de conversa com os pais sobre a importância de um espaço voltado para seus filhos.

OBJETIVOS

O presente trabalho tem o intuito de enfatizar a importância de uma brinquedoteca na UBS. Por isso, observamos que a instalação dessa ideia trazia consigo uma forma de melhorar a receptividade das crianças ao atendimento médico e promover o cuidado à saúde desde a infância.

RESULTADOS

A inclusão do espaço lúdico na UBS serviu para organizar de forma prática o momento de espera dos pacientes, pois evita a circulação de crianças nos corredores, otimizando a chegada das pessoas aos consultórios e proporcionando o maior número de atendimentos. Por outro lado, a brinquedoteca foi útil para agregar à UBS mais atendimentos infantis, visto que o momento de descontração tranquiliza as crianças, deixando-as mais susceptível aos tratamentos dos profissionais.
Ademais, por ser uma política transversal, de acordo com a Política Nacional de Humanização, contribui para a construção de trocas solidárias comprometidas com a produção de saúde, alterando a cultura da atenção dos usuários e da gestão dos processos de trabalho, já que estimulam os usuários e familiares a se sentirem protagonistas do sistema de saúde através de sua ação de controle social.
Diante disso, ficou clara a relevância da população para a concretização do projeto e para promover o bem-estar social infantil, visto que o público alvo só conseguiu usufruir do espaço, pois foram levados por seus responsáveis a UBS, por isso se fez necessária a palestra com os pais.

CONCLUSÕES

A realização do projeto demonstrou a necessidade de ampliar a instalação de brinquedotecas em outras Unidades, pois percebemos a adesão dos usuários que frequentam o local ao bom aproveitamento do espaço infantil e uma resposta positiva tanto dos profissionais que atuam na UBS quanto dos pacientes.
Tal ação visa promover o bem estar e a humanização do SUS, por meio da promoção da socialização infantil e da otimização dos procedimentos de saúde realizados na Unidade. Além de que busca combinar a defesa de uma vida mais longa com a construção de novos padrões de qualidade da vida para a sociedade. Afinal, a população participa ativamente da realização de ações humanitárias, o que facilita a construção de vínculos.

FOTOS

imagem4.jpg

 

 

 

imagem2.jpg

REFERÊNCIAS

1. PEREIRA, A. C. C.; PANÚNCIO-PINTO, M. P.; PFEIFER, L. I. A brinquedoteca em contexto ambulatorial. Disponível em: <https://cbto2013.com.br/pos/resumo-695/>. Acesso em: 29 jun. 2014.
2. MENDONÇA, M. L. de. Os Perigos dos Brinquedos. Disponível em:<https://www.sbp.com.br/show_item2.cfm?id_categoria=21&id_detalhe=2897&tipo_detalhe=s>. Acesso em: 29 jun. 2014.
3. PEDIATRIA, Sociedade Brasileira. Dicas na escolha dos brinquedos. Disponível em:<https://www.sbp.com.br/show_item2.cfm?id_categoria=17&id_detalhe=2929&tipo_detalhe=s>. Acesso em: 06 jun. 2014.
4. CUNHA, N. H. S. Brinquedista Hospitalar. In: VIEGAS, D. (org.). Brinquedoteca Hospitalar: isto é humanização. Rio de Janeiro: WAP, 2007. Disponível em :< https://www.pucpr.br/eventos/educere/educere2009/anais/pdf/3276_1464.pdf >. Acesso em: 09 out. 2014.
5. GASTÃO, W. S. C. Humanização na saúde: um projeto em defesa da vida?. Disponível em: <  https://www.scielo.br/pdf/icse/v9n17/v9n17a16.pdf >. Acesso em: 20 out. 2014.
6. Política Nacional de Humanização: HumanizaSUS.  Disponível em: https://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/humaniza_sus_marco_teorico.pdf >. Acesso em: 13out. 2014

FRANCISCO DANIEL FERREIRA TAVARES DE LAVOR
MARCILIO LOPES OLIVEIRA
CAMILA FERRAZ RAFAEL
AFONSO FERRO GOMES NETO