Roda de Conversa em Alagoas – Integralidade e Promoção à Saúde: tensionamentos entre a formação e a prática profissional
Na última quarta-feira (12/11) foi realizada uma Roda de Conversa sobre "Integralidade e Promoção à Saúde: tensionamentos entre a formação e a prática profissional". O evento contou com a participação de estudantes dos curso de Psicologia, Serviço Social e Enfermagem.
A proposta surgiu durante a apresentação dos Seminários Integradores da disciplina de Estágio Básico I, no curso de Psicologia do Centro Universitário CESMAC. O seminário teve o objetivo de aproximar os estudantes das diversas práticas produzidas pelos psicólogos na rede de serviços em Maceió.
Importante considerar que a disciplina de Estágio Básico se coloca como dispositivo que busca aproximar as dimensões teóricas e práticas da formação, antes vistas como distintas e operacionalizadas de modo dissociado, tanto em seu aspecto cronológico, quanto epistemológico.
Assim, buscamos superar a concepção e o modelo tradicional de estrutura curricular que concentrava toda a prática no final do curso e transformava os estágios finais no grande e efetivo momento de aquisição de competências e habilidades profissionais.
Essa nova modalidade de estágio tem procurado antecipar tais experiências, apontando para a indissociabilidade entre teoria e prática, buscando estimular a construção de uma perspectiva crítica sobre os fenômenos psicológicos, problematizados a partir de experiências concretas no cotidiano, privilegiando o diálogo entre os estudantes e a rede de atenção e serviços para a população na cidade de Maceió.
A organização do Estágio Básico busca ainda problematizar as dimensões conceituais da promoção à saúde, a integralidade, a transversalidade e as redes de atenção à saúde; a partir do desenvolvimento de projetos de intervenção psicossociais na rede sócio-assistencial de Maceió.
Desta forma, considerando que o sujeito se constitui de forma multifacetada e que as diversas áreas da saúde devem integrar-se para produzir o cuidado, buscamos produzir este espaço de conversação entre os diversos estudantes do curso de Psicologia e demais áreas para potencializar e ampliar o debate da sala de aula.
A iniciativa foi da própria turma (4º período A/Noturno) que fez o convite para a construção da Roda de Conversa e contamos com a presença do apoiador da PNH para Alagoas, o professor doutor Sérgio Aragaki.
Para os estudantes os objetivos foram:
• Problematizar aspectos relativos à formação em psicologia e o trabalho no campo da saúde;
• Produzir espaços de conversas entre estudantes, professores e profissionais para discutir temas sobre Humanização e Integralidade;
• Aproximar o diálogo entre a Psicologia e o Sistema Único de Saúde;
• Problematizar aspectos relativos à formação em psicologia e o trabalho no campo da saúde;
• Aproximar o diálogo entre os estudantes dos cursos da saúde da instituição.
Muito bom produzir esta rede para fazer o SUS que dá certo e as escolas formadoras tem um papel importante nesta construção!
Há braSUS!
Por Emilia Alves de Sousa
Oi Renata,
Que iniciativa inspiradora!
A produção de saúde, pela sua complexidade, impõe um modo coletivo de fazer, e a roda é uma ferramenta que favorece, na medida em que horizontaliza o diálogo e democratiza a participação.
E a iniciativa de integrar em roda estudantes de diversas áreas de saúde, além da possibilidade de trocar saberes e experiências concretas vivenciadas, fortalece vínculos e afetos nessa produção coletiva.
Parabéns pela iniciativa, e obrigada pelo compartilhamento aqui na RHS!
Abraços!
Emília