Formação para o SUS

19 votos

sus_0.jpg

O programa de TV da Política Nacional de Humanização (PNH), o EspaSUS, discute amanhã a formação para o Sistema Único de Saúde. A ideia é entender os caminhos, os avanços e a construção coletiva de um movimento cada vez mais potente e discutível na saúde pública.

O tema tem hoje muitos pontos a serem fortalecidos: os modos tradicionais de formar não dão conta dos desafios cada vez mais complexos colocados pelo cotidiano dos serviços de saúde no país. Docentes e pesquisadores em geral não são formados para o trabalho em equipe, interdisciplinar, nem para articular a discussão técnica e gerencial à discussão sobre democracia, direito à saúde, subjetividade e respeito às diferenças.

A formação mais tradicional enfatiza o diagnóstico e tratamento de doenças, dentro de uma determinada profissão ou especialidade, em um modelo centrado no médico, nos hospitais, em procedimentos e na medicalização. A necessária mudança na formação em saúde envolve uma maior afinação entre as necessidades reais de saúde da população e a organização dos cursos de nível médio, graduação e pós graduação da área da saúde, bem como das ações de educação permanente promovidas pelos serviços do SUS. A PNH  tem interferido neste cenário buscando aproximar as realidades e propor modos inovadores de enfrentá-la.

Essa produção tem formato dinâmico, com espaço para o debate de temas importantes do SUS e participação do público ao vivo, pela internet. Após a exibição na TVT, a programação do EspaSUS ficará disponível na Rede HumanizaSUS. A novidade faz parte das novas estratégias de comunicação da Política Nacional de Humanização, em parceria com a Organização Panamericana da Saúde (OPAS).

Participe ao vivo do programa EspaSUS! Acesse o site da TVT amanhã, às 16 horas, e acompanhe ao vivo.

Conheça os  convidados:

-Tiago Salessi Lins

Médico de família e comunidade e professor auxiliar da Universidade Federal da Paraíba (UFPB)

-Luciano Bairros da Silva 

Psicólogo e mestre em psicologia

Marcelo Dias
Psiquiatra e psicanalista

 

Texto:Sheila Souza

*Imagem da internet

*Equipe de Comunicação e Jornalismo da Política Nacional de Humanização (PNH/MS)